Pular para o conteúdo

Síndrome Cardíaca de Takotsubo – Causas, Sintomas e Tratamentos

A síndrome do coração partido

Olá! Eu sou o Dr. Pedro do Time Você, e mais uma vez, estamos no Canal Coração em Forma. Hoje, vou falar sobre um tema muito interessante: a síndrome do coração partido.

O nome técnico é Síndrome de Takotsubo, vamos explicar um pouco mais sobre o que é e porque tem esse nome. Esta síndrome ocorre na maioria das vezes entre 70 e 80% das mulheres na pós-menopausa. Claro que pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres jovens. Geralmente, ocorre quando a pessoa sofre um estresse intenso e prolongado, por exemplo, perde um ente querido, sofreu um assalto, entre outras situações semelhantes.

Existe uma teoria por trás dessa síndrome, de que após um estresse prolongado, há uma liberação muito grande de adrenalina. A adrenalina é aquela substância que é liberada quando queremos correr ou quando fazemos um esforço. Ela atua nos vasos sanguíneos que nutrem o coração e os fazem contrair temporariamente. Como resultado, o coração fica sem receber sangue para nutri-lo, levando-o a um estado semelhante ao do enfartamento.

Após uma forte emoção, a pessoa pode sentir dor no peito, suor frio, tontura, falta de ar e até desmaio. Em seguida, a pessoa busca ajuda no pronto-socorro, o médico faz um eletrocardiograma, e o resultado parece que está alterado, como se a pessoa estivesse em falta. Quando essa pessoa é submetida a um cateterismo, descobre-se que não tem nada, nenhuma placa obstruindo as artérias. Elas estão livres. A forma que o coração fica é com a parede apical (a ponta do coração) parada, enquanto o restante continua normal. Ele fica como um vaso, semelhante a um vaso usado para caçar povo no Japão, chamado Subo. Por isso, é a síndrome de Takotsubo.

Então, como tratar? Ela é tratada com medicação oral mesmo, normal e intrahospitalar. Esse indivíduo vai para casa usando o remédio, e a boa notícia é que, na imensa maioria das vezes, o coração volta a contrair adequadamente, ficando forte, e essa pessoa poderá ter uma vida normal.

Interessante esse tema, não é? Isso não é muito frequente, mas pode acontecer com qualquer um de nós, principalmente mulheres na pós-menopausa. Espero que vocês tenham gostado dessa dica. Fiquem ligados nos próximos vídeos, e até a próxima!

Fonte: Síndrome do Coração Partido por Coração em Forma