Pular para o conteúdo

Sinais de aumento do átrio esquerdo e direito: causas, sintomas e tratamentos


Vamos falar agora sobre o aumento do átrio esquerdo. Lembram-se quando eu falei que o átrio esquerdo estava embaixo da Karina? O lado esquerdo dá um dos contornos aqui no coração, e quando ele aumenta, ele se relaciona com a Karina. Ele abre as pernas da Karina lá.
Esse aumento do átrio esquerdo pode ser visto com uma ampliação da região aqui. Mas normalmente, é apenas uma aproximação. Se ele estiver grande, ele pode parecer maior do que é. Isso é um dos principais erros da variação do ágio torácico.
Se o átrio esquerdo estiver muito aumentado, ele pode causar um abaulamento do arco médio. O contorno dele se torna convexo, e outro aspecto que pode acontecer é que, normalmente, o átrio data o contorno do arco médio normalmente. Quando ele está ampliado, ele começa a se tornar visível, dando um aspecto chamado sinal do duplo contorno.
O aumento do átrio esquerdo pode ser visto também pelo aumento do ângulo carinal. Aumentando o ângulo, a Karina abre as pernas. No perfil, o sinal do homem caminhar é visível.
Pacientes com o átrio esquerdo muito aumentado podem apresentar disfagia de condução, que é um sintoma comum. Outro recurso para avaliar o aumento pode ser visto pela medida da distância entre o brônquio e a margem do direito.
Em casos extremos de dilatação do átrio esquerdo, ele vai fazer o contorno cardíaco à direita, e isso é chamado sinal escape atrial.
Por meio do aumento do índice cardiotorácico, podemos lançar mão para entender a câmara que está ampliada. Em geral, quando há aumento do átrio esquerdo, há também aumento do átrio direito. Para avaliar o átrio direito, a linha média pode ser traçada. Se a distância for maior do que 5,5 centímetros, há um aumento do átrio direito.
Portanto, é possível identificar o aumento do átrio esquerdo por meio desses indicadores e avaliações. É importante ter em mente que algumas vezes pode haver uma subjetividade na interpretação dos sinais.
Fonte: SINAIS DE AUMENTO DO ÁTRIO ESQUERDO E DIREITO por Você Radiologista com João Paulo Queiroz