Pular para o conteúdo

Simeticona: Indicações e Efeitos Colaterais do Luftal/Flagass.

Bula Simplificada: Simeticona

Olá, seja bem-vindo ao canal Bula Falada. Esta é uma bula simplificada do medicamento Simeticona. Aqui você encontrará informações sobre para que serve, como tomar e seus efeitos colaterais.

A Simeticona é um remédio com ação anti-inflamatória lenta que age rompendo as bolhas que retém os gases, facilitando a sua eliminação e ajudando a aliviar o desconforto, dor e pressão causada pelo excesso de gases no estômago ou no intestino. Pode ser usado por bebês, crianças e adultos. Embora seja vendido sem receita médica, é importante utilizar a Simeticona com orientação médica, especialmente para bebês e crianças.

Antes de continuarmos com as informações, peço humildemente que se inscreva em nosso canal para fortalecer o nosso trabalho e também para que esse vídeo possa chegar em outras pessoas que precisam dessa informação.

Para que serve a Simeticona?

A Simeticona pode ser usada para o tratamento do excesso de gases no estômago ou no intestino que causam dor ou desconforto abdominal, cólica intestinal, excesso de arrotos provocados pela má digestão ou dilatação do estômago. Além disso, a Simeticona também pode ser usada como preparo intestinal para remoção dos gases no interior do estômago e intestino para exames médicos, como endoscopia digestiva, colonoscopia ou radiografia do abdômen.

Como usar a Simeticona?

A forma de uso da Simeticona varia de acordo com a apresentação e inclui:

  • Simeticona gotas 75mg/ml: A Simeticona gotas pode ser usada por adultos, bebês e crianças, e a dose varia com a idade. Para bebês com menos de 2 anos, a dose é de 3 a 5 gotas por via oral até três vezes por dia, conforme orientação do pediatra. Para crianças de 2 a 12 anos, a dose é de 5 a 10 gotas por via oral até três vezes por dia, conforme orientação do pediatra. Para adultos e crianças maiores de 12 anos, a dose é de 13 gotas por via oral até três vezes por dia. Para dar a dose para o bebê ou criança, pode-se misturar a Simeticona com água, fórmula para bebês ou outros líquidos para facilitar a deglutição. É importante agitar o frasco de Simeticona gotas antes de utilizar e deve sempre ser usada com orientação médica, principalmente para bebês e crianças, pois o pediatra deve indicar a quantidade a ser tomada e o tempo de tratamento.
  • Simeticona comprimido 40 MG: A Simeticona comprimidos deve ser usada somente por adultos, sendo que a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 40 MG por via oral até três vezes por dia, após as refeições, conforme orientação médica. A dose máxima não deve ultrapassar 500 mg por dia.
  • Simeticona cápsula 125 miligramas: A Simeticona cápsulas gelatinosas é recomendada somente para adultos e a dose é de 1 cápsula de 125 miligramas por via oral de 6 em 6 horas, tomada após uma refeição, conforme orientação médica. A dose máxima por dia é de 4 cápsulas de 125 MG de Simeticona.

Efeitos colaterais da Simeticona

A Simeticona geralmente é bem tolerada, pois não é absorvida pelo corpo, agindo somente nos gases presentes no estômago e no intestino, sendo totalmente eliminada pelas fezes. No entanto, alguns efeitos colaterais podem surgir durante o uso da Simeticona, como:

  • Diarréia
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Constipação
  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Reações alérgicas, como coceira, inchaço e vermelhidão na pele

E isso, meus amigos. Espero que tenham entendido todas as informações sobre a Simeticona. Caso tenham alguma dúvida ou sintoma diferente durante o uso do medicamento, não deixe de procurar um médico. Abraços do Canal Boom!

Fonte
SIMETICONA (Luftal/Flagass): PARA QUE SERVE E EFEITOS COLATERAIS. por BULA FALADA