Pular para o conteúdo

Sífilis: conheça os sintomas da doença silenciosa.


Você certamente já ouviu falar sobre sífilis na vida, mas você sabe quando pensar nela e o que é? Então, preste atenção neste vídeo, porque é disso que eu vou falar. Nem todos sabem, mas apesar da sífilis ter um tratamento bem estabelecido, hoje em dia mais e mais pessoas estão se contaminando com a doença e a taxa de infecção está subindo muito. Por isso, este tema deve interessar você.
Sabendo disso, a primeira informação que eu acho que você deve saber é como pegar a doença. A sífilis é causada por uma bactéria chamada treponema pallidum, que pode ser facilmente transmitida de uma pessoa para outra de duas maneiras: por via sexual desprotegida, sem camisinha e uma gestante para o seu bebê, o que chamamos de transmissão vertical.
E o que você deve reparar para saber se você pegou ou não a doença? Os sintomas da sífilis podem ser muito variados e com a frequência é bem grande, ela não apresenta nenhum sintoma. Quando apresenta sintomas, eles costumam aparecer em etapas. Na primeira etapa, logo depois da relação sexual quando aconteceu a infecção, pode aparecer uma ferida em região de genitais ou boca que caracteristicamente não dói.
Essa lesão é chamada de cancro e significa que a bactéria está tentando entrar no corpo da pessoa. Quando a bactéria entra, a ferida já parece mesmo que não tenha sido feito nenhum tratamento, mas, apesar disso, a doença continua acontecendo de maneira silenciosa. Algumas semanas depois significa a segunda etapa da doença: a etapa da disseminação da bactéria no corpo da pessoa.
Nesta etapa, é comum os sintomas de febre, cansaço, em golpes pelo corpo e manchas na pele, caracteristicamente acometendo também palma da mão e planta do pé. Novamente, sem que tenha sido feito qualquer tratamento, esse sintoma, depois de algum tempo, desaparecem. Entretanto, não significam que o doente resolveu e ela volta a um estado silencioso.
Depois disso, se não for feito o diagnóstico e tratamento adequado, essa mesma se desenvolve depois de muitos anos e pode voltar a causar sintomas, como por exemplo, os neurológicos e medula espinhal em vasos sanguíneos. Nesta etapa da doença, os sintomas podem ser muito graves em campo.
Antes, no caso daqueles congénita, que é aquela situação em que uma gestante passa para o bebê que está em sua barriga, muitas coisas podem acontecer, como um aborto ou, se a criança nascer, ela pode nascer com sérias alterações neurológicas ou ósseas.
Sabendo então que a sífilis é uma doença que está crescendo e que muitas vezes pode não ter nenhum sintoma, o que você precisa fazer? Com que você precisa se preocupar?
Se você perceber que está sentindo algum desses sintomas que eu falei, ou acreditam que pode ter se infectado, procure o infectologista para fazer uma avaliação e investigação diagnóstica. Se você tem vida sexual ativa, mesmo que não tenha nenhum sintoma, é uma boa ideia que você faça periodicamente o exame de sífilis, no mínimo uma vez por ano.
Já para toda mulher grávida, é muito importante que seja feito o exame de sífilis durante o pré-natal. Se for feito o diagnóstico, é possível fazer o tratamento sem comprometer o bebê. A sífilis pode ser evitada usando preservativo nas relações sexuais, mas havendo a suspeita da doença, não tenha medo de procurar ajuda para fazer o diagnóstico e tratamento. Quando o diagnóstico é feito no tempo certo e o tratamento adequado é realizado, essa tipo dela curada e todas as complicações podem ser evitadas.
Esse é o objetivo do canal de autoajuda, te informar. Você, bem informado, ajuda o seu médico a chegar no melhor diagnóstico e tratamento. Você sabia que o sexo oral sem camisinha também pode ser uma via de transmissão da sífilis?
Você está gostando do canal Autoajuda? Não esqueça de se inscrever no canal, desses comentários e curtir nossos vídeos. E principalmente, não esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares.
Fonte: SÍFILIS: QUAIS OS SINTOMAS DESSA DOENÇA SILENCIOSA? por DOUTOR AJUDA