Pular para o conteúdo

Segurança do anticoncepcional na gravidez: riscos para o bebê.

Tomar anticoncepcional durante a gravidez faz mal?

Hoje vamos falar sobre o uso de anticoncepcional durante a gravidez e seus riscos para o bebê. É importante lembrar que o anticoncepcional não é um método 100% seguro e pode acontecer da mulher engravidar mesmo tomando a pílula, injeção ou outros métodos contraceptivos.

Caso a mulher engravide tomando anticoncepcional, os hormônios presentes nos métodos contraceptivos não farão mal ao bebê nos primeiros 30 dias após a concepção. No entanto, após esse período, é possível que o uso de anticoncepcional cause riscos ao feto.

Por isso, se a mulher desconfia que possa estar grávida e está tomando anticoncepcional, é preciso realizar um teste de gravidez o mais rápido possível. Um exame de beta HCG quantitativo ou um teste de farmácia sensível podem detectar a gravidez cerca de 15 dias após a relação sexual em que a mulher engravidou.

Se a mulher continua desconfiada, deve realizar o exame novamente após uma semana. Caso tenha se passado mais de 30 dias desde a concepção, é importante consultar um médico assim que possível para avaliar os possíveis riscos e cuidados com a saúde do bebê.

Intervalos e sangramentos ao tomar anticoncepcional

Ao tomar anticoncepcional, é comum que as mulheres tenham intervalos e sangramentos regulares. Esse sangramento é causado pela falta de hormônios na pílula, que em ciclos regulares indicam que a mulher não está grávida.

No entanto, se a mulher toma a pílula constantemente, pode ocorrer desregulação hormonal durante a gestação, o que pode levar a malformações nos órgãos sexuais do bebê, além de outras complicações em casos mais graves.

Portanto, se a mulher descobre a gestação no 2º ciclo da pílula, pode estar grávida há menos de 30 dias após a concepção. É preciso sempre ficar atenta aos sintomas de gravidez e desconfiar de uma possível gestação. Se houver suspeita, o ideal é realizar um teste de gravidez.

Recomendações para a gestante que toma anticoncepcional

Caso a gravidez seja confirmada, a mulher deve realizar o pré-natal com cuidado e atenção. É importante informar ao médico sobre o uso prolongado de anticoncepcionais e realização de exames para avaliar o equilíbrio hormonal e a saúde do bebê.

Os riscos da utilização do anticoncepcional durante a gestação podem variar, mas é fundamental que a mulher faça um acompanhamento médico adequado e precise de um cuidado maior durante as consultas de ultrassom.

Em geral, o uso de anticoncepcional durante a gestação pode trazer riscos ao bebê, mas nem sempre. O importante é que a mulher fique atenta aos sintomas de gravidez, realize os testes necessários e busque acompanhamento médico durante a gestação.

Fonte: Tomar anticoncepcional grávida faz mal para o bebê? por Almanaque dos Pais