Pular para o conteúdo

Sangramento uterino: causas, sintomas e tratamentos eficazes

Sangramento Uterino Anormal: O que é e quando buscar ajuda

Olá, meu nome é Nele Kobayashi, seu ginecologista e obstetra aqui da Clínica Vida. Hoje, vou falar sobre sangramento uterino anormal.

  • O que é sangramento anormal?
  • Quando buscar ajuda?
  • Causas possíveis
  • Exames necessários
  • Tratamento

O sangramento anormal é todo sangramento que foge do padrão. Pode ser a menstruação que está em volume em quantidade aumentada, a menstruação que não vem, por exemplo. Pode ser algo grave ou pode ser algo simples, por exemplo, stress pode alterar o padrão de sangramento.

Se existe possibilidade de gravidez, então, se você não usa um método anticoncepcional, é sempre indicado fazer um teste de gravidez. Descartada a possibilidade de gravidez, se o fluxo está alterado, mas não muito intenso, não há necessidade de se preocupar, exceto quando você está na menopausa ou em casos de hemorragia, por exemplo, com um fluxo muito intenso. Caso contrário, você pode apenas observar.

As causas podem ser anatômicas, como uma alteração da morfologia do útero. Nesse caso, a gente vai pensar em miomas, pólipos uterinos ou até mesmo tumores malignos como câncer. Também podem ser causas hormonais, alguma alteração da tireóide, por exemplo, ou algum problema com a ovulação. Infecções no útero também podem alterar o sangramento. Há causas desconhecidas em que a paciente começa a alterar a menstruação, e a gente faz investigação, mas não chega a uma causa específica.

Os escapes são dúvidas frequentes no consultório. Quando ocorre aquele sangramento no período que seria a menstruação, pode durar alguns dias, mas vem uma quantidade tão pequena que vem um pouco escurecida, normalmente amarronzado. Estão muito associados ao uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, por exemplo, ou ovários policísticos. Também pode acontecer infecções no útero. Pode ser benigno, claro, nada grave, mas é necessário investigação também ver se não tem nenhuma lesão no colo do útero, por exemplo, nenhum tipo de tumor que possa tá causando.

Quando você foi ao seu ginecologista com essa queixa e é uma queixa persistente, pode ser necessário exames complementares. O médico pode solicitar outros exames, por exemplo, um exame de imagem ultrassom transvaginal é o primeiro exame a ser realizado, e os exames laboratoriais que incluem se a paciente está sangrando muito, se a palhaço não tá tendo anemia e se a coagulação tá normal, e avaliar a parte hormonal também, que pode acabar alterando o ciclo menstrual. Outro exame bastante necessário para essa avaliação é o exame do papanicolau.

Sempre a mente o terem normal tem tratamento. A gente vai investigar, e a depender da causa, vai para um tratamento diferente. Dependendo da alteração do útero, no caso dos tumores, seja benignos e malignos, pólipos uterinos, pode ser necessário a cirurgia. Então, vai depender muito se a paciente ainda é mesmo que não queria engravidar agora, mas tenho desejo de engravidar no futuro, pode mudar. Aí, o tratamento proposto.

Espero ter esclarecido todas as dúvidas. Continue nos acompanhando. Até a próxima.

Fonte
Sangramento uterino anormal por VidaBemVinda