Pular para o conteúdo

Sangramento uterino anormal: como identificar se é normal.

Problemas menstruais

Você sabia que um em cada três mulheres vai ter durante a vida algum problema com as suas menstruações, principalmente o excesso de sangramento? E que a grande maioria dessas mulheres acham isso normal e sofrem com o problema em procurar ajuda?

  • É preciso quebrar esse tabu e falar sobre a menstruação e o sangramento menstrual excessivo, que pode ter um impacto muito negativo no dia a dia e na qualidade de vida das mulheres.
  • Esse é um assunto fundamental para ser discutido com seu ginecologista, pois os problemas relacionados à menstruação são muito comuns.
  • Muitas mulheres podem conviver com um sangramento anormal por anos, podem até conhecer outras mulheres ao seu redor com o mesmo problema e acharem que isso é normal, faz parte de ser mulher que não tem o que fazer.
  • Mas, na verdade, isso não é normal e tem tratamento.

Mulheres que têm problemas com a menstruação, principalmente o sangramento menstrual excessivo, costumam ter uma piora significativa da qualidade de vida. Podem se sentir inseguras, constrangidas com a possibilidade de terem algum vazamento, mancharem as roupas. Por vezes, deixam de participar de atividades sociais e esportivas quando estão menstruadas, têm um prejuízo importante da vida profissional, escolar, das atividades do dia-a-dia, da sexualidade e, com tudo isso, sem ter uma piora muito grande da sua autoestima.

Além disso, é comum que mulheres que sofrem com o fluxo menstrual excessivo se sintam também fracas, indispostas, cansadas e, às vezes, até pálidas. São sintomas de anemia que pode acontecer pelo fato de perderem muito sangue nas menstruações.

Eu estou publicando esse vídeo durante essa semana de conscientização da doença chamada de sangramento uterino anormal, cujas iniciais da sigla são SUA. Essa campanha é promovida pelas ONGs É Proibido Chorar e Plano Feminino, além de contar com apoio da Bayer.

Eu quero indicar o site da campanha www.boanaonormal.com.br, que é uma ótima referência para mulheres que desejam saber mais sobre esse assunto. No próximo vídeo, que eu vou deixar o link aqui, eu vou te ajudar a identificar se a sua menstruação pode ser anormal. Vou explicar as possíveis causas do sangramento uterino anormal e também dar algumas dicas que podem ajudar a tornar o seu período menstrual mais tolerável no dia a dia e melhorar a sua qualidade de vida.

Fonte
Menstruação intensa: como saber se é normal. Entenda o Sangramento Uterino Anormal. por Dr. Igor Padovesi