Pular para o conteúdo

Saiba sobre Fobia Social: sintomas, tratamento e cura


então eu me propus a enfrentar esse medo de falar em público e comecei a buscar maneiras de lidar com isso. No passado, meu maior problema não era falar em público, mas sim responder às pessoas quando elas me faziam perguntas. Eu ficava com medo de não conseguir responder e isso me deixava muito nervoso.
Na faculdade, apresentar trabalhos era difícil porque eu sempre ficava nervoso quando o professor me fazia uma pergunta. Isso piorou quando precisei fazer meu TCC e sofri muito para apresentá-lo. Mas mesmo assim, em 2012, formei-me em comunicação digital, embora ainda sentisse muito medo de falar em público.
Entre 2012 e 2015, nutria o sonho de ser comediante, mas não conseguia subir no palco. Eu passava muito tempo no meu quarto, jogando videogame e fingindo que estava fazendo apresentações para os meus bonecos. Eu queria muito fazer stand-up, mas não sabia se conseguiria.
Eu comecei a perder a vergonha de falar com pessoas aos poucos. Uma das coisas que me ajudou a lidar com essa dificuldade foi ir a mercados na minha cidade e subir no palco improvisando sobre produtos inventados, apenas para ver a reação das pessoas. Também comecei a conversar com estranhos e inventar histórias fictícias na hora.
Um momento importante que me fez tomar atitudes foi a paixão por uma garota que jogava online comigo. Eu falava com ela o dia inteiro e me apaixonei. Ela tinha um namorado e quando finalmente fui conhecê-la em outra cidade, o namorado descobriu e ela acabou cortando o contato. Isso me deixou muito triste, mas também me motivou a querer mudar e ser mais corajoso.
Percebi que eu era muito preocupado em agradar os outros e acabava me tornando um pau-mandado. Queria mudar isso e passar a fazer coisas por mim mesmo. Quando finalmente tomei coragem e chamei uma garota para sair, decidi também pesquisar sobre stand-up e encontrei o Rafael Campos, que me inspirou a começar a fazer o que eu sempre quis.
Hoje em dia, ainda sinto medo de falar em público e responder às perguntas das pessoas, mas consigo lidar melhor com essa dificuldade. Aprendi que é preciso enfrentar os medos e não criar desculpas para não fazer o que realmente queremos.
Fonte: FOBIA SOCIAL por Catarse Brasileira