Pular para o conteúdo

Hipnose para superar a fobia social: saiba como funciona e benefícios


Olá a todos! Eu sou Pedro José Ninguém da Academia do Comportamento e hoje quero fazer uma sessão de hipnose para aqueles que sentem uma certa fobia social.
O que é fobia social? É um termo genérico que se relaciona com a timidez, o medo de falar em público e o medo de falar com pessoas desconhecidas. Enfim, qualquer tipo de medo exagerado de se comunicar com pessoa desconhecida, seja em público, um público grande ou seja muito indivíduo. Vamos tratar aqui neste vídeo, com a fobia social.
Então, se você se encaixa nessa lista e sente que isso incomoda você de alguma forma, porque muitas pessoas são tímidas, mas elas não se incomodam e conseguem ser tímidas. Mas eu consigo de certa forma é fazer o que eu pretendo fazer, mesmo me sentindo tímido. E algumas pessoas não conseguem, algumas pessoas se sentem tímidas, mas elas travam, a voz não sai, eles não conseguem fazer o que eles se propõem a fazer. Então, esse tipo de medo é o que é a fobia, que é esse travamento, esse bloqueio para realizar o que elas se propõem a fazer. Então, a fobia está aí que se diferencia de um medo natural.
Vamos iniciar agora. Eu peço para você ficar em um local confortável, no local que você não será incomodado e apenas acompanhar a minha voz. E neste momento, você foca a sua atenção em apenas um ponto, pode ser aqui na tela e pode ser em algum ponto que você esteja vendo aí, não precisa ser diretamente onde você está olhando. Se você não se esqueça de piscar os olhos para mantê-los hidratados. À medida que você vai fixando o seu olhar em apenas um ponto, é como se entrasse na mente e se permite relaxar profundamente.
E isso, talvez, você esteja olhando para um ponto, mas talvez que esse seja apenas o seu olhar externo e talvez o seu olhar interno esteja focado em outras coisas. E aí, o seu olhar interno é o que estamos focando agora. E vamos observar agora.
Eu peço que a partir de agora, você feche seus olhos, e o seu olhar interno está falando. Talvez seja em oportunidades que se deixaram perder. Talvez seja em situações que você tentou concluir e não conseguiu. E talvez você tenha visto pessoas que gostaria de conhecer. E esses tempos, esses momentos surgem para você agora, as imagens de situações que você gostaria que fossem diferentes.
E eu peço para você pegar as imagens das situações e colocar no seu lado esquerdo. Você está olhando para elas e você coloca uma espécie de caixinha ou quadro no lado esquerdo. São situações que você passou e por conta da timidez, se você não conseguiu concluir. Beije todas as situações que você passou e que você considera aqui por causa da timidez, que você não conseguiu concluir, e coloque todas elas como imagens nesse quadradinho do lado esquerdo, na sua imaginação.
Agora, vamos olhar para o outro quadradinho que você vai criar agora, do lado direito. Nele, você se imagina sendo exatamente como você sempre imaginou, nesse quadrado, na sua direita. Você é exatamente como você imagina que você deveria ser. Você fala com as pessoas muito naturalmente, você sabe que quando você conversa com alguém, você pode expor os seus pensamentos, você pode expor as suas ideias e você se sente bem com isso. Você considera que as pessoas gostam de falar com você. Você se imagina, e você coloca essa imagem nesse quadrado à sua direita, falando em público. E você apresenta um trabalho na faculdade, você fala em uma reunião do seu trabalho, você fala em uma festa que você gostaria de apresentar uma ideia. O que você deve falar em público, e você fala muito naturalmente. Você sente muito bem quando você fala em público. Você fala com pessoas desconhecidas, você fala com alguém em uma festa que você gostaria de apresentar. Você se apresenta para as pessoas.
Se você conversa com as pessoas na rua, você fala naturalmente, sem se incomodar. Você se sente bem com isso. E você coloca todas as imagens nesse quadradinho, do lado direito. Você se sente um pouco tímido, mas você consegue falar, sentindo aquele nervosismo natural. Só que ele desaparece assim que você abre a boca e começa a falar com as pessoas. Que você se sente bem quando você fala com as pessoas, que você se sente bem quando você fala com pessoa desconhecida, que você se sente bem quando você fala em público. As pessoas estão interessadas no que você tem a dizer e você se sente bem quando elas escutam o que você está dizendo.
Agora vou pedir para você pegar esse quadradinho da sua direita e colocá-lo em cima do quadradinho da sua esquerda. E aquele quadradinho na esquerda, ele fica atrás e fica impossível de ver. E agora, a sua visão, a sua percepção, seus sentimentos e emoções estão apenas no quadradinho da sua direita, que representa a forma como você se viu no futuro.
Só que a partir de hoje, a partir de agora, a partir de todos os dias da sua vida, você é exatamente como você imaginou que você poderia ser. Você consegue falar com as pessoas, seja em público ou seja com uma única pessoa, 10, 20, 30, 40, 50, quantas pessoas você achar que deve falar. Você consegue expressar suas opiniões, seus sentimentos, você consegue falar com pessoas conhecidas, se vai em uma festa, consegue se apresentar para uma garota, para um garoto, para quem você tiver interessado e conversar. Quando você vai a uma festa, você consegue conversar com um grupo de pessoas, você consegue se apresentar, e você se sente bem com isso. Você sabe que as outras pessoas não estão rindo de você, elas estão interessadas no que você tem a dizer. E a partir de hoje, a partir de agora, e a partir de todos os dias da sua vida, você se sente muito bem ao falar com pessoas conhecidas ou desconhecidas.
Que daqui a pouco vou pedir para você abrir os olhos. E quando você abre os olhos, parece que um sentimento que travava você simplesmente desapareceu. É como se quando você abrir seus olhos, algum peso que prendia você que impedia a sua desenvoltura desapareceu. E você se sente muito mais leve. Você sente uma necessidade de falar com os outros. Uma vontade de falar com os outros. E quando você abre os olhos, você se sente mais confortável.
E em relação aos seus pensamentos, suas ideias, seus planos e a forma como você se comunica com as outras pessoas. Então, daqui a pouco vou pedir que você abra os olhos, só estando assim, mas confiante, mais confortável. E a próxima vez que você se encontrar com uma pessoa desconhecida, você vai conversar com ela. Você vai se apresentar, vai falar com ela, seja qual for o assunto dentro do contexto que vocês tiverem.
Eu vou contar de 5 até 1 e quando terminar de contar, você abre os olhos se sentindo muito confortável, muito relaxado.
Eu conto: 5, 4, 3, 2, 1, abrindo os olhos.
Quando você abre os olhos e olha nos meus olhos, se lembra que você já passou por muitas dificuldades na sua vida, já passou por obstáculos, por problemas e você conseguiu superar. Que toda vez que você sentir esse certo travamento por causa da timidez, a partir de hoje, a partir de agora, a partir de todos os dias da sua vida, você vai encarar e ignorá-lo, você sabe que existe certo temor, uma certa ansiedade em falar, mas você consegue enfrentá-los. E assim que você abre a boca e começa a expressar o que quer, seja para outra pessoa, seja para se apresentar em uma festa, seja para apresentar em um trabalho em público, seja o que você quiser para pessoas conhecidas ou desconhecidas, você naturalmente se sente relaxado, tranquilo e muito confiante.
Até o próximo vídeo, tchau.
Fonte: Sessão de Hipnose para Fobia Social por Academia do Comportamento