Pular para o conteúdo

Rinite alérgica: alimentos que ajudam a acabar com os sintomas

Alimentos que podem ajudar a melhorar a rinite alérgica

Olá, tudo bom? Hoje em dia, cada vez mais pessoas sofrem com rinite alérgica. As pessoas ficam com o nariz entupido às vezes, sabe aquela coisa? Olho lacrimejando, o céu da boca coçando. E falam: “Patrícia, será que tem alguma coisa que eu possa fazer? Tem alguma coisa que possa melhorar essa questão de alergia de rinite alérgica?” Tem muita gente que sofre. Então, fica até o final que você não vai querer perder.

Antes de mais nada, se você não é inscrito no canal, aproveita e se inscreve. Tem vídeo novo todos os dias, receita nova todo dia. Você vai amar, com certeza. Dá um pulo lá no Instagram e siga também. Eu tenho muitas dicas e novidades todos os dias. E ao mesmo nome do canal é “Roberta Cristiane”. Não tem como você se confundir.

Muitas pessoas sofrem cronicamente de alergia. Tem gente que vive o tempo inteiro tendo que lavar o nariz muitas vezes por dia para tentar eliminar corentinas, e tem pessoas que fazem acompanhamento com alergista para tomar algum remédio para evitar isso. Mas eu não falo nada de novo, né? Que isso progride. Se você já faz algum tratamento médico, mantenha sempre seu tratamento. Nunca pare de tomar nada por conta própria, porque isso pode ser perigoso para você. Mas saiba que existem alguns alimentos que podem ajudar e melhorar o sistema imunológico, melhorar o seu organismo até um tácito diminui um pouco, e vou apresentar alguns para você.

Alimentos que podem ajudar na rinite alérgica

  • Cúrcuma ou açafrão da terra
  • Ômega 3 presente em alguns alimentos
  • Vitaminas C e A presentes em alguns alimentos
  • Kefir
  • Cebola
  • Gengibre
  • Pólen

A cúrcuma é muito interessante porque tem vários estudos que demonstram grande poder anti-inflamatório, que segundo a ciência, serve para várias áreas do nosso corpo, mas também para processos alérgicos. Ela acaba atuando muito bem e tem estudos que comprovaram, já em ratinhos, que ela ajuda a diminuir inclusive o inchaço, como naquelas regiões mais respiratórias. Então é muito interessante se você conseguir acrescentar mais cúrcuma no seu dia a dia.

O ômega 3 é um tipo de gordura presente em alguns alimentos, como no atum, sardinha e peixes gordos de águas profundas. A sardinha e o atum são dos mais aconselhados que a gente consumir de uma forma mais regular. Ele é um potente anti-inflamatório natural e ajuda a melhorar a modulação de resposta alérgica, mesmo, e tem estudos que comprovaram que pessoas que têm uma maior concentração de EPA, que é uma das gorduras que está presente no ômega 3, têm menores níveis de alergia. Então, se você conseguir acrescentar mais alimentos ricos em ômega 3 no seu dia a dia,você vai conseguir melhorar a sua alergia também.

Outro alimento que pode ajudar é a vitamina C e a vitamina A. São vitaminas muito importantes! E muito interessantes de você acrescentar no seu dia a dia. Elas ajudam a melhorar a nossa imunidade, a nossa defesa natural.

O kefir é um potente anti-inflamatório. Ele age melhorando o sistema imunológico, a nossa cascata de informação. Porque muitas das respostas começam no intestino, e quanto mais bactérias benéficas a gente tiver ali, melhor. O kefir é muito interessante para a saúde de uma maneira geral. Ele ajuda o nosso organismo a ter mais bactérias benéficas, e é ótimo para pessoas que estão alérgicas.

A cebola é muito interessante de uma maneira geral porque tem um antioxidante muito interessante, que se chama a quercetina. Ela acaba sendo um antihistamínico antialérgico natural. A cebola roxa vai ter mais do que a cebola branca, mas de qualquer forma, qualquer uma das duas que você acrescente no seu dia a dia e de uma forma sistemática pode te ajudar também nestes episódios de alergias.

O gengibre é um potente anti-inflamatório natural. Ele age melhorando o inchaço das vias respiratórias, aquela lacrimejação que as pessoas acabam tendo. Ele ajuda a melhorar essa questão inflamatória. Se consumir mais gengibre, pode ser uma boa opção para você.

O pólen pode ajudar nas alergias. Por incrível que pareça, ele é anti-inflamatório e inibe a ativação dos mastócitos, que são etapa crucial no processo da cascata de informação e da reação alérgica. Pessoas que consomem normalmente falam que tem um efeito benéfico para elas com relação às alergias.

Esses foram alguns alimentos que podem ajudar a melhorar a rinite alérgica. Lembre-se de sempre manter seu tratamento médico. Não pare de tomar nada por conta própria. Compartilhe essas informações com quem precisa e deixe nos comentários se você sofre de alergia. Isso ajuda bastante.

Fonte: ACABE com a RINITE ALÉRGICA- Alimentos Fantásticos que Ajudam! por Nutricionista Patricia Leite