Pular para o conteúdo

Prevenção de micose: dicas do especialista

Olá, eu sou o Dr. Fernando Lemos, coloproctologista e especialista em doenças do intestino, reto e ânus.

Eu quero falar sobre um assunto que é muito comum nos consultórios de coloproctologia: micoses anais ou a presença de fungos na região do ânus. Eu vou falar sobre minha especialidade, que é a micose na região do ânus, mas as orientações que eu vou passar também se aplicam a micoses debaixo do braço, micose na virilha, micose na parte vaginal, micose em mulheres que têm mais volume na parte de baixo da mama e serve também para as micoses que ocorrem embaixo da barriga de pessoas um pouco mais obesas. Então, serve para tudo que é tipo de fungo e micose.

As orientações preventivas são as mesmas. Eu gostaria de contar um exemplo que aconteceu em meu consultório ontem. Um paciente de uma cidade que fica a mais ou menos 250 quilômetros da minha cidade veio até mim e disse que estava cansado, que nada melhorava a micose na região do ânus dele e de sua filha. Ele já foi em nada mais, nada menos que 12 médicos e trouxe um bolo de receitas desse tamanho. Eu me envolvi com ele e disse que não iria mais lhe passar uma receita e sim, orientá-lo sobre como ficar curado e evitar que essa micose fique indo e vindo e se torne crônica.

Um detalhe importante é que fungos gostam de lugares abafados e úmidos e isso serve para qualquer tipo de micose em qualquer parte do corpo. Sempre que eu dou aula para médicos ou palestras, eu digo que você sempre irá se deparar com um paciente que já foi de médico em médico e nada resolve porque é uma micose recorrente que volta. Então, preste atenção e anote esses cuidados para evitar que a micose retorne e se regenere:

  1. Durma sem roupa íntima. Homens e mulheres, é um hábito errado dormir com roupa íntima. A maioria dos fungos se multiplica na madrugada e à noite, que é o momento em que abafamos o corpo, geralmente com um cobertor ou lençol. Então, a noite, durma sem roupa íntima. Com roupas como bermuda, pijama ou camisola, tudo bem, mas sem roupa íntima.
  2. Nunca use roupa íntima apertada. Sempre que possível, use uma numeração um pouco maior, um pouco mais folgada, para evitar o abafamento e a umidade da roupa íntima.
  3. De preferência, use roupas íntimas de algodão, pois o fungo se multiplica com facilidade em tecidos sintéticos.
  4. Se o local onde você está é mais quente ou em nossa região sul, mais de verão, quando você for se limpar depois de urinar ou evacuar, mesmo que você não vá tomar banho, pegue uma ou duas folhas de papel higiênico para retirar a umidade na região perianal redor do ânus. Temos glândulas que produzem suor nessa região.
  5. Depois de urinar ou evacuar, sugiro secar muito bem o ânus com um secador de cabelo. Não esfregando para não se machucar, apenas seque com o ar quente do secador. Mulheres sempre têm um secador em casa, homens solteiros também devem adquirir um. Se você não tem um secador, pode usar uma toalhinha seca mas o objetivo é ficar totalmente seco e retirar o abafamento e umidade na região do ânus.

Essas são dicas básicas, mas fundamentais, e se você não as seguir, não vai melhorar das micoses. Para finalizar, eu disse ao paciente que tinha ido a 12 médicos que compre um secador de cabelo e seque o ânus abundantemente com ele três vezes ao dia. Dormir à noite sem roupa íntima, mudar as roupas íntimas apertadas por mais folgadas, preferir roupas íntimas de algodão, retirar a umidade na região anal e secar bem o ânus são os cuidados necessários para evitar a proliferação dos fungos. Quem seguir essas dicas e retornar em 90 dias estará curado, com certeza absoluta. Obrigado pela atenção.

Convido você a se inscrever em nosso canal no YouTube e na clínica do Planeta Investiga. Assim, você ficará sabendo quando houver novos vídeos em primeira mão.

Fonte: Micose! O Especialista ensina como prevenir. por Dr. Fernando Lemos – Planeta Intestino