Pular para o conteúdo

Prevenção à dengue: especialista alerta enquanto espera-se por vacinas

Instituto Butantan desenvolve vacina contra a dengue

O Instituto Butantan está desenvolvendo uma vacina contra a dengue que, até agora, apresentou quase 77% de eficácia na prevenção da doença. Sobre esse assunto, trazemos agora um bate-papo ao vivo com Renato Fury, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Dengue é uma doença letal:

Algumas pessoas podem ter aquela falsa impressão errada de que a dengue não é uma doença letal para que se desenvolva vacina contra ela. No entanto, é importante dizer que ela mata. A doença tem uma incidência muito grande na população brasileira e, anualmente, temos milhares de casos confirmados. Em alguns anos, superamos 1 milhão de casos confirmados, e o Brasil é um país endêmico para dengue, como vários outros. Mais da metade da população brasileira chega aos 10 anos já tendo tido uma dengue. A dengue é uma doença que, infelizmente, parece que já estamos nos acostumando a conviver. Ainda não temos vacina, mas as medidas de controle, como o controle do mosquito e não deixar água parada, são muito importantes nessas épocas para prevenção e controle da dengue.

Vacina:

Atualmente, ainda não temos vacina contra a dengue disponível para a população. No entanto, existem boas notícias em relação a vacinas que estão sendo desenvolvidas. Uma das vacinas que estão sendo testadas tem se mostrado eficaz contra todos os tipos de dengue e está em sua fase 3 de testes. Outra vacina já foi submetida à Anvisa em duas doses de um laboratório japonês, a Takeda, e se mostrou eficaz com persistência de proteção por mais de cinco anos. É importante ressaltar que as vacinas são limitadas, e a da Takeda só pode ser aplicada em quem já teve a doença. As discussões sobre quem, como, e quando vacinar certamente acontecerão na introdução da vacina no Programa Nacional de Imunizações.

Prevenção da Dengue:

É importante lembrar as medidas de prevenção como o controle do mosquito, não deixar água parada, e uso de repelente de insetos. A população brasileira não tem utilizado mais de maneira correta o distanciamento, uso de máscara, e outras medidas preventivas. Quando uma nova variante de covid-19 surge, encontra uma população que não se utiliza dessas medidas preventivas, o que pode levar a uma elevação da transmissão desse vírus. Encontrando indivíduos vacinados, o risco de agravamento é menor. Por isso, é necessário que a população se conscientize e siga as medidas preventivas necessárias.

Covid-19:

A população também precisa seguir as medidas preventivas contra a Covid-19. Os cuidados precisam ser intensificados, especialmente na época das festividades de fim de ano, em que as pessoas costumam se aglomerar. Os idosos, os imunocomprometidos gestantes e aqueles que trazem comorbidades precisam tomar cuidado e evitar aglomerações nesses momentos de maior transmissão. A discussão sobre vacinação será uma conversa para o futuro, dependendo da carga da doença e se surgir uma nova variante que possa levar a uma nova onda.

Fonte: É preciso reforçar prevenção à dengue enquanto vacinas são aguardadas, diz especialista | LIVE CNN por CNN Brasil