Pular para o conteúdo

Pós-operatório da cirurgia de varizes: o que esperar após o procedimento convencional.


Olá! Sou doutor Alexandre Mattos, cirurgião vascular do Instituto Amato. Hoje vou responder uma pergunta sobre como é o pós-operatório da cirurgia de varizes convencional.
Bom, quando estamos falando de cirurgia convencional, pode ser uma cirurgia com o tratamento de safena ou sem o tratamento de safena. O tratamento de safena convencional é a técnica de strip, ou seja, um arrancamento dessa peça safena. Quando não se tem o tratamento dessa veia, então normalmente se faz a técnica da microcirurgia em que pequenos furinhos são realizados para a retirada dessas veias.
A recuperação é bem rápida e a variedade depende muito de cirurgião para cirurgião e alguns detalhes da técnica que foram utilizados. Mas muitas vezes em uma semana já pode-se voltar às atividades normais. Estou falando na cirurgia de varizes convencional sem o tratamento de safena. Agora quando ao tratamento da safena de forma convencional, é feito um corte na virilha, é feito um corte na perna e é passado um fio de aço por meio dessa veia e é retirada a arrancada.
Existem várias técnicas intraoperatórias para evitar um grande sangramento, como por exemplo a compressão local e a compressão de ficar comprimido por bastante tempo diminui o tamanho do hematoma, mas sempre há um hematoma que é considerável. O sangue fora da veia é um potente e inflamatório. Tem que ficar dentro da veia, senão o corpo reconhece como alguma coisa errada e ele vai desencadear um processo de inflamação e essa inflamação dói. Essa informação incomoda.
Tudo isso com o intuito de reabsorver esse sangue e colocá-lo de volta é no seu devido lugar. Essa informação então vai perdurar por dias, semanas e aumenta o tempo de recuperação. Então, a recuperação pós-operatória de uma cirurgia de varizes tradicional muitas vezes passa dos 15 dias chegando até a um mês de provocar as atividades normais.
Mas o que é necessário fazer é como toda cirurgia de varizes, não é adequado ficar em repouso absoluto ou ficar parado na cama. Isso é risco de trombose. Não deve ser feito nem na cirurgia tradicional, nem na cirurgia com LASER e nem a cirurgia de radiofrequência, nem em nenhuma técnica. É necessário movimentação. É sugerido o repouso relativo em que quando há algum incômodo, quando sente alguma dor, sente o inchaço, vai deitar e colocar a perna pra cima. À medida que o tempo passa, menos tempo deitado, mais tempo fazendo as atividades de pé. Então esse é o repouso relativo.
O uso da meia também traz conforto e segurança para o paciente e diminui o risco de uma trombose. Na cirurgia tradicional ainda é necessário o uso de medicação para evitar ou diminuir os sintomas, como dor e inchaço, muitas vezes são amenizados com o uso de anti-inflamatórios e alguns fitoterápicos.
É necessário retornar com seu cirurgião para ele rever como que ficou as feridas operatórias, se há alguma infecção, se há alguma tromboflebite para tomar as medidas necessárias cabíveis. Em cada cartão resumindo, paciente faz a cirurgia tradicional de varizes, ele vai precisar retornar em breve com seu cirurgião e nesse meio tempo ele vai fazendo as medidas relativas as medidas de cuidados pós-operatórios e após a primeira semana ele pode voltar às atividades habituais progressivamente.
Gostou do nosso vídeo? Curta, compartilhe e muito obrigado até a próxima.
—————————–
Fonte: Como é o pós operatório da cirurgia de Varizes convencional/tradicional por Amato – Instituto de Medicina Avançada