Pular para o conteúdo

Descolamento de retina: o que esperar após a cirurgia.


Olá pessoal, tudo bom? Estou aqui agora para falar sobre a cirurgia que eu fiz. Ontem, fiz a cirurgia de descolamento de retina. Como prometido, eu vim mostrar aqui como está o meu olho com a proteção. Aqui no olho, eu fiz no olho direito, vocês não podem vê-lo. Hoje, vou tirar essa proteção. Não reparem no meu rosto. Eu acabei de acordar e talvez esteja um pouco inchado por conta do processo cirúrgico, mas que Deus quiser, vai passar tudo bem e fazer o pós-operatório tranquilamente.
Bom, estou gravando esse vídeo aqui para vocês como eu disse no outro vídeo, para mostrar o acompanhamento, como vai ser esse tratamento. Esse pós-operatório é um pouco chatinho. No meu caso, eu fiz uma cirurgia de descolamento de retina parcial. Ela não estava totalmente descolada, mas minha retina já estava em um estágio que poderia prejudicar minha mácula e o nervo óptico. O vítreo, que é o líquido e os fluídos do meu olho, já estavam penetrando nos lasers que eu já tinha feito antes, e o laser não estava dando certo como uma barreira de proteção. Acabou que esse líquido acabou avançando e próximo à mácula. Sim, a possibilidade de fazer novamente os lasers é um processo menos invasivo, menor que uma cirurgia, porque você faz na clínica mesmo e não precisa passar por todo esse processo.
Eu estou falando assim com a cabeça um pouco baixa porque a recomendação do médico é que eu fique com a cabeça um pouco inclinada porque o processo que eu fiz no meu olho foi o gás. Ele injetou um gás no meu olho que por mais ou menos uns 30 dias no organismo vai absorver e o recomendado é ficar com a cabeça um pouco baixa. Aí entra uma questão de gravidade. O gás é mais leve, então quando eu fico com a cabeça para baixo, o gás sobe e ajuda a empurrá-lo. É digamos assim, a parede no meu olho, onde está cicatrizada onde foi feito o processo cirúrgico, mantém o fundo do meu olho grudado na parede dos meus olhos aqui na minha retina.
Ele ajuda a fixar o fundo do meu olho onde tem que ser fixado e não ocorrer de novo esse descolamento. Eu ainda estou no primeiro dia deste pós-operatório. Eu tenho mais uns 15 a 30 dias, e durante uma semana, o meu médico me deu uma semana de repouso para ficar em casa sem fazer esforço, não me movimentar muito e procurar ficar com a cabeça um pouco para baixo. Mas a partir da outra semana, eu vou começar a trabalhar e também procurar ficar com a cabeça para baixo e evitar qualquer movimento brusco que possa prejudicar esse pós-operatório meu.
Pessoal, talvez o processo que eu fiz no meu olho seja um pouco mais simples do que outras pessoas que eu vejo falar. Mas a gente sabe que todo o processo pós-operatório demanda cuidado, e também eu não posso falar que está tudo bem sem estar cem porcento, porque eu não sei como que vai ficar daqui alguns dias. Então, estou me precavendo bastante, mas estou tranquilo, justamente porque meu médico falou para ficar tranquilo e que vai voltar ao normal em 30 dias, espero, e com a graça de Deus, com fé, a gente consegue alcançar nossos objetivos.
E então, estou aqui mostrando esse diário em vídeo para mostrar para vocês como vai ser esse processo. Inclusive, pessoal, eu estou com uma marca também. Uma amiga me emprestou uma maca de fisioterapia hoje para colocar o rosto e ficar com a cabeça muito tempo baixa, assim mais baixo possível para ajudar nessa questão do gás. O médico falou que não é essa necessidade. Eles só orientam para quem tem um buraco na mácula, que seria uma situação um pouco mais grave e que exige um bom tempo com a cabeça para baixo. No meu caso, não há necessidade, mas está aqui em casa. Se eu achar que é necessário, eu posso ficar um pouco, mas não é regra.
Bom, é isso pessoal. Espero que vocês entendam o que eu falei aqui. Qualquer dúvida podem mandar mensagem para mim, e é isso aí. Valeu, não reparem no rosto não deu. Gent, eu estou assim mesmo porque cansa, mas valeu. Obrigado, e nos próximos dias, eu levo mais vídeo para mostrar como está a evolução deste pós-operatório para mim. Valeu, beijo, abraço.
Fonte: Um dia após a cirurgia de descolamento de retina por Renan P Bueno