Pular para o conteúdo

Poluição do ar: impacto no meio ambiente e no aquecimento global


O texto abaixo foi reescrito em formato HTML, com quebras de linha, marcadores e dentro da faixa de 700 a 2000 palavras:

Poluição do Ar e o Aquecimento Global

Roberto Bel e José Constantino Sommer por bisnagasquis depois de fugir de um desmatamento por Steam não foi com o doutor e comeram procurar os responsáveis por aquela tragédia. Sol os acompanhou de perto, mas sempre atento para não esquecer de iluminar o dia.

O doutor, com falta de ar, explicou a hesychia que o calor era muito intenso devido ao efeito estufa, que é provocado pela poluição do ar. As queimadas das florestas e dos campos contribuem para esse efeito, responsável pelo aquecimento global. Esse aquecimento é o causador da desertificação, do derretimento das calotas polares e da redução da água potável no mundo, além do aquecimento dos oceanos e do desaparecimento de muitas espécies sensíveis às mudanças climáticas. O Sol sentiu a culpa de ser um pouco responsável pelo desconforto do doutor e acabou provocando essa elevação com seu calor.

Florentina entendeu a preocupação do Sol e falou: “Não é culpa sua, Sol, seu papel é aquecer a Terra”. O doutor, enxugando o suor da testa, explicou que o problema está nas partículas e gases que refletem os raios solares, fazendo com que o aquecimento seja ainda maior. A poluição é composta por poeira e outras partículas, que são provocadas pela atividade humana e refletem os raios solares, ao invés de dirigirem-se ao espaço, obrigatoriamente, dia após dia.

Parte dessa radiação é cumulativa, provocando o efeito estufa. Florentina perguntou como poderiam resolver esse problema e o doutor explicou que várias são as causas da poluição, destacando-se as queimas de vegetação e de combustíveis, as indústrias e os automóveis, e principalmente os gases CFCs, que destroem a camada de ozônio atmosférico, a qual protege a Terra contra os raios ultravioleta. Esses raios são cancerígenos e destruidores de plantações quando há em excesso.

Enquanto caminhavam, Florentina e o doutor viram uma cidade e perceberam alguns causadores do problema atmosférico. As indústrias e os meios de transporte humanos lançam muito dióxido de carbono na atmosfera, explicou o doutor. O dióxido de carbono é produzido em níveis normais, mas em excesso, provoca o aquecimento global e reduz a capacidade de vida de tudo que respira. Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, já havia trazido em 1997 um panorama sobre o crescimento global, mais secas, mais doenças, recordes e pragas espalhadas por toda parte, fracasso da indústria, fome, geleiras a derreter, tempestades cada vez mais fortes e os mares subindo de nível.

Apesar dessas palavras, pouco foi feito para reduzir o dióxido de carbono, e o que se vê atualmente é uma elevação cada vez maior dos níveis. Ao lado de uma via, milhares de carros passam por um dia, e Florentina fica admirada. “Por que não usar toda essa velocidade para resolver os problemas da terra? Não acha, doutor?” O doutor recuperou o fôlego e respondeu: “É como eu disse, os homens estão agindo rapidamente para destruir e não param para melhorar o mundo”.

“E como não são capazes de produzir energia sem prejudicar a natureza, destroem simplesmente”, completa Florentina, desanimada. O doutor então explica que toda energia é produzida por algum recurso da natureza, mas existem fontes de energia limpa, como a solar e a eólica, que não agridem o meio ambiente. Estes recursos, no entanto, não chegam a produzir nem 1% da energia consumida.

Em todo caso, a energia é usada principalmente para produzir bens e conforto, explicou o doutor, e isso é feito através da queima de madeira, papel, petróleo, gás natural, entre outros. Essa queima é feita diariamente, sem interrupção, pois os seres humanos têm uma necessidade vital por energia. No entanto, isso não é bom para a natureza, pondera Florentina.

Eles caminham mais um pouco e veem um avião lançando agrotóxicos sobre uma grande plantação. “Veja, estão jogando pesticidas sobre a plantação”, diz o doutor. Os agrotóxicos induzem as pragas do campo, mas também envenenam o solo e tornam a qualidade do ar ruim para as pessoas das redondezas onde são lançados.

Como Melhorar a Qualidade do Ar

Se você gostaria que tanto você quanto a natureza tivessem um ar de melhor qualidade, siga estas orientações:

  • Não produza nenhum tipo de queima desnecessária, seja de madeira ou de papéis;
  • Evite o uso de automóveis e prefira o transporte coletivo, bicicletas ou caminhadas;
  • Utilize somente produtos e equipamentos que não agridem os olhos;
  • Evite lançar gases na atmosfera, como agrotóxicos e inseticidas domésticos;
  • Consuma produtos de empresas responsáveis que não agridem o meio ambiente e ainda fazem campanha para melhorar a qualidade.

E assim termina a história contada pelos Bisnagas Kids. Não se esqueça de se inscrever no canal e deixar o seu “joinha” até a próxima!

Fonte: A Poluição Do Ar – DiaDaTerra/MeioAmbiente/AquecimentoGlobal/LivroAudio/PlanetaTerra/Historinhas por Bisnagas Kids