Pular para o conteúdo

Os malefícios do trigo na alimentação: entenda por que evitar


E aí pessoal, tudo bem? Hoje nós vamos falar sobre um tema um pouquinho controverso: o trigo. Existe uma dúvida muito grande que todos os pacientes que passam comigo, quando oriento a parar de comer trigo, sempre perguntam: “Juliano, por que agora não posso mais comer trigo? O que mudou?”. Então, hoje eu quero explicar para vocês de uma maneira simples e rápida o porquê que devemos evitar o consumo de trigo nos tempos atuais.
Antes de mais nada, como sempre peço para vocês, se gostarem do vídeo, deixem um jóia e se inscrevam no canal e apertem o sininho para receber as notificações das novidades.
Então, toda vez que o pessoal me pergunta sobre o trigo, eu explico que ele não é o mesmo de antigamente. Na década de 70, o trigo teve que ser modificado geneticamente devido ao aumento da população mundial e a necessidade de mais comida. Foi necessário aumentar a produção do trigo para dar conta da fome que existia no mundo e foi isso que ocorreu. O trigo foi modificado a tal ponto que gerou até seis a dez vezes mais produção do que anteriormente e acabou com a fome no mundo. A pessoa que fez isso acabou sendo laureada com o Prêmio Nobel da Paz.
No entanto, esse novo trigo apresentou mudanças na sua estrutura proteica, mais especificamente no glúten (que representa 80% da proteína do trigo), surgindo cerca de 14 novas proteínas que não têm nada a ver com a origem da onde ele veio, sendo proteínas novas e incompatíveis com a nossa saúde.
Quando esse trigo atual modificado é consumido, ele é digerido no nosso estômago, liberando alguns peptídeos que vão ser absorvidos pelo nosso corpo e vão atravessar a barreira hematoencefálica, voltando para dentro do nosso cérebro. Vão ocupar receptores da morfina onde os opioides agem, assim, você se torna dependente do trigo e essa dependência do trigo faz você ter muita dificuldade de abandonar esse vício. Quando você está com fome e passa na frente de uma padaria, sente uma atração para entrar e comprar um pão de trigo. Ele causa um bem-estar que faz você ter mais dificuldade para abandoná-lo e se torna dependente, gerando diversos problemas.
O trigo prejudica a nossa saúde a tal ponto de abaixar o pH e deixar o sangue ácido, tirando o cálcio dos nossos ossos. Além disso, causa inúmeros outros problemas como: enxaqueca, artrose e muito mais. O principal problema é aumentar a glicemia, diabetes, gordura visceral e diversas outras coisas.
Por isso, é importante repensar o uso do trigo em nossa alimentação. O trigo que consumimos hoje não é o mesmo. Agora, é fácil ficar sem trigo? Não é fácil, por que é difícil, justamente por causa da dependência que ele causa nas pessoas. Muitos pacientes falam: “Tira tudo de mim, mas pelo amor de Deus, não me faça ficar sem o pãozinho do dia a dia”. Então, se for comer pão, que não seja feito de trigo. Existem outros tipos de farinha, e as pessoas que querem emagrecer não devem consumir outros farináceos, pois vão aumentar a glicemia, insulina, depositar gordura visceral e outros problemas.
Espero que tenham gostado e compreendido que é uma questão real. A vida de vocês irá melhorar muito quando conseguirem ficar livres do trigo. Obrigado de coração pelo apoio e até a próxima!
Fonte: Por que NÃO devemos comer TRIGO? por Dr Juliano Teles