Pular para o conteúdo

Entenda por que você faz muito xixi à noite e veja dicas para evitar esse problema


Quais são as condições médicas que podem fazer com que o paciente urine mais vezes durante a noite?
Oi gente, meu nome é Lucas Felipe Gomes e eu sou médico urologista da cidade de Concórdia, do estado de Santa Catarina. Nesse vídeo, vamos comentar sobre as situações médicas que fazem com que o paciente tenha que urinar mais vezes durante a noite.
Antes de continuarmos, peço que inscrevam-se no meu canal do YouTube, Topo Lojista, e ativem as notificações.
Esse problema de urinar mais vezes durante a noite, que chamamos de noctúria, pode ser causado por algumas variáveis que são determinadas para cada paciente. Algumas situações podem fazer com que o paciente tenha que urinar mais vezes durante a noite, dividindo-se em duas diferenciações.
Os dois tipos de diferenciações que existem são:
– Poliúria Noturna: quando o paciente produz muita urina durante a noite.
– Capacidade reduzida de armazenamento da bexiga: quando a bexiga não atinge a sua capacidade máxima de armazenamento e o paciente precisa urinar antes do tempo necessário.
As causas que fazem com que o paciente urine mais vezes durante a noite são:
– Problemas do coração, como a insuficiência cardíaca.
– Problemas nos rins.
– Problemas neurológicos.
– Inchaço dos membros inferiores antes de dormir.
– Diabetes.
– Quantidade excessiva de líquidos ingeridos antes de dormir.
Já a condição que faz com que a bexiga tenha uma capacidade reduzida de armazenamento e faz com que o paciente tenha que urinar mais vezes, ocorre por conta de diversos fatores. As causas são:
– Presença de pedra ou cálculo na bexiga.
– Presença de câncer na bexiga ou na próstata.
– Comportamentos adquiridos.
– Agentes farmacológicos.
– Ansiedade.
– Bexiga neurogênica.
– Próstata aumentada.
Para melhor entendimento do quadro, é importante separar essas causas e procurar mais uma causa que possa estar contribuindo para que o paciente tenha que urinar mais vezes durante a noite.
Uma ferramenta muito útil para avaliar as possíveis condições que podem estar contribuindo para esse problema é chamada de “área emocional”. Nessa ferramenta, o paciente anota tudo o que ele ingere e em que momentos ele faz xixi. Desse modo, é possível avaliar o que o paciente ingere e se há alguma relação com a noctúria.
Para tratar esse problema, é fundamental procurar um especialista adequado para identificar a causa e adotar o tratamento mais adequado para cada paciente.
Espero que esse conteúdo tenha sido útil. Se você tiver dúvidas, críticas ou sugestões, deixe nos comentários. E não esqueçam de se inscrever no meu canal do YouTube, Topo Lojista.
Fonte: Fazer muito xixi a noite. Porque acontece isso? por Toque de Urologista

Marcações: