Pular para o conteúdo

Os 5 principais motivos que podem causar a interrupção da menstruação


Olá, eu sou o Dr. Fabiano Novaes e este é o nosso canal de Saúde da Mulher. Hoje, vou falar sobre as 5 causas mais comuns de falha ou ausência da menstruação.
Primeiramente, temos que diferenciar: afinal, o que é a falha da menstruação? O que é a ausência da menstruação? A ausência da menstruação, também conhecida como amenorreia, é quando não há menstruação. Essa falta de menstruação pode ser primária, ou seja, quando a mulher nunca menstruou, ou secundária, quando a mulher menstruava normalmente e, de repente, parou.
Mas, o que vou falar para vocês hoje é sobre a ausência da menstruação, que é diferente da oligomenorreia, que é quando o espaço entre uma menstruação e outra está muito alongado. Ovário policístico, por exemplo, é uma das causas de oligomenorreia. Nesses casos, a menstruação da mulher fica mais do que 35 dias, o que é diferente da amenorreia, que é a falta da menstruação por um período prolongado.
Então, quais são as principais causas de amenorreia? A primeira causa é a gravidez. A gravidez é a causa principal de amenorreia, principalmente se a mulher parou de menstruar há 12 meses. Nesses casos, a mulher deve fazer um teste de gravidez para confirmar se está grávida ou não.
A segunda causa mais comum é a menopausa. A menopausa é a ausência da menstruação depois que o ovário para de produzir os hormônios necessários para a mulher continuar menstruando. Normalmente, a mulher começa a ter falhas na menstruação até que chega a hora em que ela para de menstruar completamente. Às vezes, mulheres com menos de 48 anos podem ter uma menopausa precoce.
Outra causa comum de amenorreia é o ovário policístico. Às vezes, a paciente está com ovário policístico, com testosterona muito aumentada, resistência à insulina muito aumentada, e de repente ela para de menstruar completamente. O diagnóstico pode ser feito por meio de dosagens hormonais e ultrassom endovaginal.
Além disso, o aumento da prolactina é outra causa de amenorreia. A prolactina é um hormônio produzido pelo cérebro e que pode fazer com que a mulher não menstrue. Alguns tipos de medicamentos antidepressivos e um tumor cerebral chamado prolactinoma também podem estar associados ao aumento da prolactina.
Por fim, alterações na tireoide, como hiper ou hipotireoidismo, também podem dar alterações menstruais, fazendo com que a paciente fique sem menstruar por vários meses.
Então, se você está passando por uma ausência de menstruação, é importante procurar um ginecologista para que essas cinco causas principais sejam avaliadas e tratadas, para que você tenha uma vida feliz e saudável.
Espero que este vídeo tenha sido útil para vocês e não se esqueçam de se inscrever em nosso canal para não perderem os próximos vídeos.
Fonte: 5 MOTIVOS QUE CAUSAM A PARADA DA MENSTRUAÇÃO por Fabiano Novais