Pular para o conteúdo

Descubra os 5 motivos que podem estar impedindo a melhora da sua artrose O primeiro é surpreendente


Dra Adriana, eu estou fazendo tratamento de artrose e não estou conseguindo melhorar. Será que o remédio que foi prescrito ou o tratamento de fisioterapia ou a cirurgia que eu fiz não foram bem sucedidos? Meu nome é Adriano, Leonardo. Sou médico ortopedista especializado em cirurgia do joelho e também sou médico do esporte. Eu já vou falar dos cinco principais aspectos que levam ao sucesso do tratamento da artrose. Fique até o final que vamos discutir essa doença tão importante na atualidade.
Antes de mais nada, queria compartilhar uma informação muito importante que obtive numa pesquisa aqui no meu próprio canal do YouTube. Perguntei para a minha comunidade qual era a principal dificuldade no tratamento da artrose e quase 70% das pessoas responderam dizendo que o grande problema é a falta de informação e de alternativas de tratamento. Pensando nisso, eu criei o manual chamado “Vencendo Artrose”, que já está disponível para download na descrição do vídeo.
Mas vamos lá. Como eu já falei em diversos vídeos, a artrose é a doença mais prevalente na população. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 40% dos homens e 47% das mulheres vão sofrer dessa doença em algum momento da vida. Aqui no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 30 milhões de pessoas tratam da doença e a gente sabe que se ela não for bem conduzida, ela acaba levando a uma perda de qualidade de vida e perda da longevidade.
E o que você sente quando tem artrose? Existe dor. Existe aquele joelho ou aquela articulação que vai entortando, perda do movimento daquela articulação, atrofia muscular, perda da independência da pessoa e agravamento de condições clínicas. Como eu já falei em diversos vídeos, temos o tratamento não cirúrgico para artrose com fisioterapia, eletroestimulação, suplementação, infiltração no joelho com ácido hialurônico, infiltração com corticoide, infiltração com ortobiológicos que estão em estudo. Os tratamentos cirúrgicos minimamente invasivos como artroscopia, subcondrioplastia e as cirurgias um pouco mais agressivas como a osteotomia e a prótese de joelho. Mas a grande pergunta é: por que, então, se a gente tem tanta tecnologia, tantas opções e tanta ciência em cima da artrose, minha doença não está melhorando?
Então, são cinco fatores que a gente tem que levar em consideração. O primeiro fator é que nem toda artrose é uma doença. Como eu já falei diversas vezes, artrose faz parte do envelhecimento. Existe uma estatística muito interessante de que todo mundo vai ter artrose a partir dos 60 anos de idade e só 10% dessa artrose vai dar alguns sintomas. A gente chama isso de artrose de envelhecimento. Então, infelizmente é comum da gente pegar no consultório pessoas que estão se tratando de artrose e, às vezes, a dor dela não está vindo por uma doença de degradação de cartilagem, mas sim, às vezes, por uma lesão de menisco aguda, uma ruptura de menisco, ou pode estar vindo por uma tendinite ou qualquer outra doença que seja. Às vezes, um nervo ciático radiano para baixo, uma artrose do quadril gerando dor no joelho. Então, é muito importante ter bom senso, ciência e examinar de maneira correta o paciente.
A segunda causa é a tarefa de casa, aquela tarefa básica de casa, que não está sendo bem executada. O que seria? Dieta anti-inflamatória, perda de peso, atividade física, a reabilitação que é a fisioterapia. Então, infelizmente, muita gente baseia o tratamento só com suplemento alimentar, por exemplo, e na verdade, não está fazendo um tratamento correto.
A terceira causa é que exercícios não foram prescritos. Então, a gente sabe que o martelo é muito batido nas redes sociais de que a prescrição de atividade física tem que entrar no tratamento da artrose cada vez mais. A figura do profissional de educação física tem sido envolvida no tratamento da artrose e, na verdade, artrose ela tem que ser um tratamento multidisciplinar, com diversas pessoas envolvidas. Nem todas as etapas do tratamento. E a gente sabe que a prescrição de atividade física é muito importante. Quem se movimenta bem, quem faz uma atividade física dentro dos limites da doença, freia a evolução da doença, libera fatores anti-inflamatórios dentro da população. E a gente tem um controle melhor não só da doença artrose, quanto da doença de base, como por exemplo, uma pressão alta, riscos cardiovasculares, doenças psiquiátricas. Então, não adianta tratar artrose sem prescrição de atividade física.
A quarta causa é o tratamento baseado exclusivamente em procedimentos sem evidência científica. Então, por exemplo, os suplementos glicosamina, condroitina, cúrcuma, colágeno, ozônio terapia são tratamentos de baixíssima evidência científica. Muitas vezes, são contraindicados pela Sociedade Internacional de Estudo de Cartilagem e Estudo de Artrose. Então, mesmo que você acredite nesses tratamentos, não baseie exclusivamente o tratamento da artrose neles, porque a baixa evidência científica leva a mal resultado.
O quinto fator é que o que tem indicação de tratamento cirúrgico deve ser operado. Aquelas pessoas que realmente tiveram indicação de tratamento cirúrgico, como osteotomia, prótese, artroscopia, subcondroplastia, qualquer cirurgia que seja endereçada para artrose e que realmente tem embasamento científico, devem ser operadas. Às vezes fugir de uma cirurgia dessas leva a frustração, perda de tempo, dinheiro com tratamentos piratas, tratamentos com baixa evidência científica, tratamentos baseados exclusivamente em suplementos sem dietas. O que é cirúrgico, deve ser operado.
E lembrando que muitas vezes as pessoas têm indicação de tratamentos definitivos, como por exemplo, a prótese. Se não forem operados, acabam perdendo o timing da cirurgia e lá na frente, no final da vida, já não podem mais ser operados por condições clínicas. E aí, muitas vezes, não tem mais o que a gente fazer.
Antes de encerrar esse vídeo, como eu falei logo no começo, a falta de informação é o que leva ao mau resultado. Pensando nisso, eu criei o manual chamado “Vencendo Artrose”, que está disponível na descrição do vídeo. Se você tem interesse em vídeos éticos, não se esqueça de se inscrever aqui no meu canal. Se você tem alguma dúvida, algum comentário sobre esse assunto, fica à vontade para escrever aqui embaixo. Eu vou deixar aqui um QR Code levando um artigo que fala exclusivamente sobre artrose. Se você gosta de ler sobre doenças do joelho, sobre artrose, sobre condropatias, fica à vontade para entrar no meu site. Me siga nas redes sociais e até o próximo vídeo.
Fonte: Sua ARTROSE não melhora por estes 5 motivos. O primeiro é surpreendente! por Dr. Adriano Leonardi