Pular para o conteúdo

Odeia ficar menstruada? Conheça mais sobre o sangue da menstruação

Nojo da menstruação: desconstruindo tabus e preconceitos

Olá, eu sou a Luana Lumertz e hoje vou falar sobre um assunto que ainda é muito tabu na nossa sociedade: o nojo da menstruação. Desde pequenas, somos ensinadas a ter nojo da menstruação e a considerá-la algo feio e nojento. Mas por que isso acontece? Por que temos tanta aversão ao sangue menstrual?

Infelizmente, a menstruação ainda é um tabu em muitas famílias e na nossa sociedade em geral. Poucas pessoas falam abertamente sobre o assunto e muitas meninas têm sua primeira menstruação sem que ninguém tenha explicado o que está acontecendo com o corpo delas. Além disso, falta uma educação menstrual adequada, que ensine as meninas sobre o processo menstrual, como funciona o ciclo menstrual, que tipos de absorventes existem, etc. Isso acaba gerando muitas dúvidas, inseguranças e, é claro, nojo.

Mas a menstruação é um processo natural do corpo feminino e não tem nada de errado, feio ou nojento. É a partir da menstruação que a vida se inicia, afinal, todos nós só estamos aqui porque nossas mães menstruavam e puderam nos gerar.

Por isso, é importante que as mulheres parem de sentir nojo da menstruação e quebrem os tabus que cercam esse assunto. Além disso, precisamos de uma educação menstrual mais aberta e acessível, que informe as meninas desde cedo sobre o seu corpo e seus ciclos, para que elas possam ter uma relação mais saudável e consciente com a menstruação.

Outra questão importante é a escolha do tipo de absorvente. Muitas mulheres reclamam do cheiro forte que a menstruação tem e, na maioria dos casos, isso se deve aos absorventes descartáveis, que são cheios de químicos e plásticos. Já os absorventes reutilizáveis, como o coletor menstrual ou as calcinhas menstruais, são mais saudáveis e não causam esse problema.

Além disso, muitas mulheres têm receio de transar durante a menstruação, seja por nojo ou por medo de serem julgadas pelos parceiros. Mas não há nada de errado em ter relações sexuais durante esse período, desde que ambos estejam de acordo.

O importante é que a menstruação seja vista como algo natural e positivo, e não como um problema ou um estado de nojo. Quando as mulheres aprendem a respeitar o seu próprio corpo e a conviver de forma saudável com a menstruação, tudo melhora: a autoestima, a criatividade e até mesmo os sintomas da TPM.

Portanto, vamos quebrar os tabus e preconceitos que cercam a menstruação e valorizar esse processo tão importante e natural do corpo feminino.

E aí, você já superou o nojo da menstruação? Qual é a sua relação com a menstruação? Deixe sua opinião nos comentários!

Não se esqueça de se inscrever no canal da Luana Lumertz no YouTube e seguir o perfil dela no Instagram (@LuanaLumertz).

Fonte: Sangue da MENSTRUAÇÃO | Você odeia ficar MENSTRUADA? por Luana Lumertz