Pular para o conteúdo

O papel da psicologia no tratamento da Doença Renal Crônica (DRC) com Nefrostar.


Depoimento: Mudança na vida de um paciente renal crônico

Depoimento: Mudança na vida de um paciente renal crônico

Música

Olá pessoal, eu me chamo Sandra e sou psicóloga da Clínica NecessárioFamille. E eu estou aqui com Valéria, que é uma paciente nossa há quase três anos. Estamos desenvolvendo um trabalho muito interessante e enriquecedor para ambas as partes.

A mudança é uma constante em nossa vida, independente de doença ou tratamento, ela sempre é muito difícil, não é diferente com a mudança da rotina de uma pessoa saudável. Começar a fazer um tratamento diário, a presença de medicamentos e consultas semanais é uma coisa que pode causar desconforto. Aceitar porque sua vida mudou não é fácil. Quando você sai da saúde e precisa começar um tratamento médico, é a aceitação de uma nova vida.

Transformar uma pessoa doente em saudável demanda trabalho, mas também é necessário que a pessoa queira mudar, que ela entenda que ela é um meio para isso acontecer. Por isso, no nosso dia a dia, vem a aceitação parcial das coisas, que precisamos nos adaptar, nos ajustar e aprender a lidar com os desafios.

No caso de Valéria, ela precisou adaptar-se a usar cateter por três anos, comprando roupas para esconder o dispositivo. Quando surgiu a hipótese de ter fístula, ela sentiu-se insegura, mas, no fim, percebeu que teria mais liberdade, mais segurança no tratamento e uma qualidade melhor de vida. E o mais importante, poder se valorizar.

Eu acho que o contato que Valéria teve com a vascular a trouxe muita segurança, ela viu coisas e te parabenizo por isso. Cuidar de si mesmo é importante, mesmo que você esteja em uma posição de renal crônico. Você não precisa ficar na sombra, na nuvem negra em cima de você todo tempo, a doença não define você.

Eu lembro muito bem da paciente no banco de diálise que dizia: “Você não é feio por ser renal crônico, você tem que ter uma cara de saúde”. Quando a gente tem um bom acolhimento, uma boa equipe médica e pessoas que sabem que gostam do que fazem, o resultado é muito benéfico.

Música

Fonte: Nefrostar | O papel da psicologia no tratamento da Doença Renal Crônica (DRC) por Clínica Nefrostar