Pular para o conteúdo

Neuropatia periférica: sinais de formigamento e como identificar.

Neuropatia periférica: causas, sintomas e tratamentos

Olá, eu sou a Doutora Alexandra Matos, cirurgiã vascular do Instituto Amato, e hoje vou falar sobre a neuropatia periférica. Se você tem formigamento nas mãos ou pés, alteração de temperatura ou sensibilidade, este vídeo é para você. Compartilhe com seus amigos e familiares que podem se beneficiar dessas informações.

A neuropatia periférica é caracterizada por um dano no nervo, que pode ser metabólico ou físico, como uma compressão ou inflamação. Normalmente, afeta um ou vários nervos, o que é chamado de mono ou polineuropatia e pode apresentar-se como exemplos de formigamento, adormecimento, queimação, sensação dolorosa, espasmos musculares ou cãibras nas extremidades, entre outros sintomas.

Causas da neuropatia periférica

A diabetes é a causa mais comum de neuropatia periférica, já que causa microangiopatia, afetando a irrigação sanguínea dos nervos e provocando lesões neurológicas nas extremidades. Outras causas podem incluir o alcoolismo, deficiência de vitamina B, doenças autoimunes, como o lúpus, infecções, como a hanseníase e o HIV, hipotireoidismo, alguns quimioterápicos e a compressão do nervo do túnel do carpo, entre outras.

Sintomas da neuropatia periférica

O sintoma mais comum da neuropatia periférica é o formigamento nas extremidades, especialmente nas pontas dos dedos, que pode evoluir para parestesia, adormecimento, queimação, dor, espasmos musculares ou cãibras. A perda de massa muscular e de sensibilidade térmica também pode ocorrer, além da perda de equilíbrio e da mobilidade.

Tratamentos para neuropatia periférica

O tratamento da neuropatia periférica depende da causa subjacente. É importante corrigir a causa, como controlar a glicemia na diabetes, fazer reposição adequada de vitaminas, como a vitamina B, evitar o uso excessivo de álcool, cuidar das doenças autoimunes e tratar as infecções e outras toxinas.

Os tratamentos sintomáticos incluem fisioterapia, uso de anti-inflamatórios e medicamentos prescritos pelo médico. Em alguns casos, a cirurgia de descompressão do nervo pode ser necessária. É importante seguir as orientações do médico para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Gostou deste vídeo? Inscreva-se em nosso canal, ative as notificações e deixe seu comentário. Compartilhe com as pessoas que você conhece que podem se beneficiar dessas informações. Obrigada por assistir!

Fonte: Formigamento estranho? Neuropatia Periférica? por Amato – Instituto de Medicina Avançada