Pular para o conteúdo

Metformina: o fármaco que vale a pena

O pessoal, um fármaco muito utilizado no Brasil que vale a pena está sendo feito um vídeo pra esclarecimento é a metformina. Tá que o nome comercial ali muita pessoas conhecem como glifage, é uma droga via oral utilizada em geral pro diabetes chamado de um antidiabético oral. A sua função básica é o controle da glicemia na diabetes méritos principalmente do tipo 2.

Está quando a gente pensa em mecanismos de ação são vários os mecanismos de ação pelo qual a mente for mina atua. Tá primeiro mecanismo é a redução da produção de glicose pelo filho do então naturalmente a pessoa com diabetes já tem uma glicemia mais alta. Com isso quando você inibe a produção de glicose pelo fígado, na verdade você está diminuindo a glicose na corrente sanguínea. Tá outra questão é ao aumento da sensibilidade dos tecidos principalmente nos músculos à insulina, ou seja, fica mais fácil para insulina atua e fica mais fácil pra colocar glicose para dentro da segunda, deixando claro que a metformina não aumenta a produção de insulina mas otimiza a ação da insulina, fica mais fácil para insulina a atuar. Accelo amon bom e um outro mecanismo é a redução de absorção de glicose pelo trato gatos gastrointestinal. Três mecanismos: redução pelo trato gastrointestinal, sensibilização por parte da insulina e também menor produção de glicose pelo fígado são esses três mecanismos que levam a atuação da metformina, que o nome comercial é lhe fajita bom.

Faz tempo que a metformina é uma das drogas de escolha para o paciente diabético. Por que por que ela não se associa a um ganho de peso como as outras drogas se associam a sucuri norteia as algumas drogas relacionar sulina a outros anti diabéticos orais aumentou o peso ao contrário admite for mina alguns estudos e alguns grupos específicos têm perda de peso com o uso da mente for mina. Hoje além disso a metformina vem sendo utilizada para outras condições por exemplo a síndrome do ovário policístico conhecida como um só golpe a esteatose hepática que é uma condição está muito relacionada com problemas metabólicos e está sendo muito utilizada também tá bom é é as doses variam muito né então assim em geral você não obtém muito resultado clínico com doses menores de mil e 500 miligramas por dia no entanto como ela tem muitos efeitos colaterais em sintonia em relação ao sistema gastrointestinal se recomenda doses mais baixas e vai aumentando a dosagem ao longo das semanas os comprimidos como vocês sabem de 500 miligramas tem de 850 miligramas de 20 mil e 15 mil é miligramas tá e você também tem os comprimidos de medir forças na deliberação mais prolongada que vai ter tanto 7 150 miligramas command mil miligramas é importante algumas alguns efeitos colaterais mais comuns da metformina como vocês sabem do sistema gastrointestinal então diárreia náuseas pode ter um pouco de gosto metálico na boca uma questão que é mais grave e mais rara é a cihdott latika ou seja um aumento do ácido lático no sangue é que ocorre em geral com um paciente com insuficiência renal que têm dificuldade de metabolização da droga mas os sintomas mais comuns são realmente do sistema gastrointestinal por isso que você tem a relação na mente feminina com a colocação de doses graduais porque a evitar esses efeitos indesejados denis mas no vídeo de hoje eu queria deixar claro os mecanismos são três mecanismos quais são os efeitos colaterais básicos é como que ela como ela atua a nível de sensibilizar a sua insulina e ela é de fato um dos fármacos em relação ao uso para diabetes mellitus do tipo 2 de primeira escolha pode ser utilizado também na síndrome do ovário policístico também em relação ao uso em esteatose hepática tem algumas outras indicações bem pessoal basicamente é isso.

Fonte
METFORMINA : COMO ELA FUNCIONA ? por Dr. Gabriel Pavani