Pular para o conteúdo

Metformina: mitos e verdades sobre seus efeitos no câncer, diabetes e fígado.


É bem pessoal, hoje vamos falar da metformina. Vocês perguntaram muito sobre ela e eu tenho um vídeo antigo no canal explicando o seu funcionamento, mas vou responder algumas perguntas específicas que vocês fizeram.
Primeiro, é importante entender que a metformina é um hipoglicemiante, ou seja, é usado para baixar o açúcar no sangue. É justamente o açúcar elevado que causa uma série de danos nos vasos sanguíneos e aumenta o risco de doenças como o diabetes e o infarto.
O mecanismo de ação da metformina é interessante, pois ele reduz a produção de glicose pelo fígado, prejudica a absorção do açúcar pelo trato gastrointestinal e aumenta a sensibilidade dos tecidos a insulina. Esses três fatores são essenciais para o funcionamento adequado do corpo.
Sobre a relação da metformina com o câncer, alguns estudos já mostraram que ela pode ter um papel importante na redução de alguns tipos de câncer, e também pode ser usada no tratamento da Síndrome do Ovário Policístico.
Apesar disso, é importante ressaltar que a metformina é indicada para tratamento do diabetes tipo 2 e não é um remédio que deve ser usado para redução de câncer.
É um remédio barato, com poucos efeitos colaterais e seguro para ser usado, mas é importante sempre consultar um endocrinologista para avaliar o seu contexto específico e definir se é a melhor opção para você.
Espero ter ajudado e não deixem de consultar um médico para avaliar o uso da metformina.
Fonte: METFORMINA causa CÂNCER? EVITA DIABETES? Ataca o FÍGADO? por Julio Pereira – Neurocirurgião