Pular para o conteúdo

Metais Pesados: Diagnóstico e Tratamento da Intoxicação


Intoxicação por Metais Pesados

Intoxicação por Metais Pesados

Olá querido paciente, muito bem-vindo. Meu nome é Vinícius Monisol e hoje vamos falar sobre um tema muito importante: a intoxicação por metais pesados.

Para entendermos melhor, vamos imaginar que nosso planeta é a nossa casa. Assim como sujar a casa com substâncias que atrapalham nossa saúde, também acontece com o nosso planeta. Existem mais de 11 milhões de substâncias patenteadas como químicas, e mais de 1.200 delas são comprovadamente maléficas para a nossa saúde e sistema hormonal. Essas substâncias, como pesticidas e agrotóxicos, acabam indo para a água e, consequentemente, para o mar, contaminando a água potável e afetando diretamente nosso organismo.

Dentre essas toxinas, é necessário destacar os metais pesados, pois interferem de forma significativa com a nossa saúde. O mercúrio, por exemplo, está relacionado com a doença de Alzheimer, enquanto o chumbo pode afetar a memória. O alumínio, presente em utensílios domésticos e embalagens, pode trazer problemas como intoxicação e doenças degenerativas.

Fazer o diagnóstico de intoxicação por metais pesados é muito importante, e o teste de provocação é o mais indicado. O tratamento consiste na eliminação desses metais do organismo, podendo ser feito com medicamentos como o ácido alfa-lipóico, a infusão com quelantes, o coentro, entre outras substâncias.

Para evitar a intoxicação por metais pesados, é importante assumir responsabilidade e evitar jogar substâncias químicas na rua, diminuir o consumo de sacolas plásticas, manter a água limpa, evitar o uso de substâncias cosméticas cheias de alumínio, entre outras atitudes.

Espero que o conteúdo tenha sido útil e conscientizador. Compartilhe essa informação para que mais pessoas possam ter uma qualidade de vida melhor!

Fonte: Intoxicação por Metais Pesados – Diagnóstico e Tratamento por Dr. Vinicius Bonisson