Pular para o conteúdo

Melhores alongamentos para aliviar hérnia de disco e sacroileíte

A Fátima está perguntando se os alongamentos bons para hérnia de disco também são bons para sacroileíte, que é como se escreve. Mas o que é a sacroileíte? Hérnia de disco é quando a coluna vertebral se aproxima e aperta o disco intervertebral. No meio do disco há um núcleo, e quando a coluna se aproxima muito e aperta esse núcleo, ocorre a hérnia de disco. Antes de vazar, o disco começa a abaular, e os nervos que vão para o sacro (que é uma fusão de cinco vértebras na parte final da coluna, onde ainda tem medula) podem ser pressionados.

Sacroileíte é a inflamação na região da articulação sacroilíaca, decorrente da posição do quadril. O quadril apoia sobre a coxa e o acetábulo, que é a parte do quadril, aponta sobre a cabeça do fêmur. Quando a pessoa está em pé, o quadril inclina para frente, aumentando a lordose, que é a curvatura lombar. Isso pode causar compressão nervosa na raiz do nervo entre as vértebras e também pode fazer com que as vértebras da coluna lombar escorreguem um pouco para frente, o que pode causar pressão na parte da medula, que é a parte final dela, também chamada de cauda equina.

Se a vértebra escorrega e pressiona os nervos que vão para a região da articulação sacroilíaca, pode ocorrer um processo inflamatório. Essa inflamação se estende pelo trajeto do nervo até atingir essa região, o que causa a sacroileíte. A inflamação é decorrente de tensões no tórax e das compressões nervosas causadas pela posição dos ossos.

Para corrigir a sacroileíte, é preciso encaixar o quadril, posicionando corretamente as vértebras e eliminando as compressões nervosas. Também é necessário alongar os músculos para sustentar a parte de baixo do quadril, como os adutores da região da virilha, o quadríceps e a lateral da coxa. O tórax também precisa ser alongado para diminuir a tensão do diafragma e abrir a coluna lombar para deixar de apertar os nervos. É importante alongar a musculatura para desenvolver outro hábito de movimento e postura corporal, que permita um cuidado autônomo do corpo, sem depender de outras pessoas para cuidar da coluna vertebral.

Praticar exercícios terapêuticos de alongamento e relaxamento pode ajudar a desenvolver um hábito de movimento e postura saudável para o corpo, permitindo um cuidado autônomo. É importante praticar esses exercícios para mudar os hábitos de movimento e postura corporal e garantir a saúde da coluna vertebral.

Fonte: Alongamentos bons para hérnia de disco e sacroileíte. por VIVA SEM DOR