Pular para o conteúdo

Manobra de Gufoni: Eficácia Imediata no Tratamento de VPPB de Canal Horizontal


Olá pessoal, sejam bem-vindos mais uma vez a este vídeo, onde eu vou compartilhar com vocês um pouco mais do conhecimento que venho adquirindo nessa jornada de estudos dentro da otorrinolaringologia. Hoje, eu quero perguntar para vocês se conhecem a Manobra de Gufoni e por que estou falando sobre isso.
Existe um trabalho que é uma metanálise, ou seja, uma análise além da análise, onde foram estudadas as manobras para ver tontura e, principalmente, os estudos que foram realizados utilizando a Manobra de Gufoni.
Essa manobra foi criada em 1998 e é utilizada quando os cristais estão no canal lateral ou horizontal. A metanálise mostra que a manobra tem uma eficácia muito boa, principalmente nos pacientes que apresentam BPPV (vertigem posicional paroxística benigna) do canal horizontal.
Em nosso ouvido existem os canais semicirculares que são três de cada lado: horizontal, anterior e posterior. Os cristais podem se alojar em qualquer um desses canais, mas acometem principalmente o canal posterior. Porém, entre 10% e 30% podem acometer o canal horizontal.
Para saber se o canal está acometido pelos cristais dos otólitos, utilizamos um plano do comprimento dos olhos durante o teste de avaliação. O nistagmo (movimento involuntário dos olhos) que ocorre está relacionado com o canal acometido e para identificá-lo, podemos utilizar o teste de barbeio.
Se os cristais estão no canal posterior, o paciente apresentará nistagmo e o movimento é chamado de geotrópico, ou seja, ele bate em direção ao chão. O movimento que bate na direção oposta é chamado de agitotrópico. Quando os cristais estão no canal horizontal, tanto faz se é geotrópico ou agitotrópico.
A Manobra de Gufoni foi realizada tanto para o caso geotrópico quanto para o caso agitotrópico e observou-se uma melhora em cerca de 30 minutos a 24 horas após a realização da manobra.
A manobra consiste em deitar o paciente em decúbito lateral com o lado acometido para cima. Após um a dois minutos, vira-se a cabeça do paciente para baixo. Em seguida, o paciente deve encostar o queixo no peito e o terapeuta deve auxiliá-lo a sentar-se.
Portanto, em resumo, a Manobra de Gufoni é uma manobra muito utilizada para tratar a tontura causada pelos cristais dos otólitos no canal lateral ou horizontal e tem eficácia comprovada na resolução do problema. É uma técnica simples de ser realizada e pode ser feita em consultório.
Espero que tenham gostado das informações e até a próxima!
Fonte: EFICÁCIA IMEDIATA DA MANOBRA DE GUFONI NA VPPB DE CANAL HORIZONTAL | FERNANDA AMARAL por Fernanda Amaral