Pular para o conteúdo

Lesão no disco lombar baixo: por que é mais frequente em L4-L5 e L5-S1

Por que a região de L4 L5 é mais propensa a lesões nos discos intervertebrais?

Olá, Michelle Fontes aqui. Eu sou fisioterapeuta, idealizadora do Movimento Vencedor. Seja muito bem-vindo mais uma vez ao nosso canal. Nosso objetivo aqui é trazer informações com bases científicas sólidas e também na nossa experiência Clínica atendendo milhares de pacientes e alunos relacionando o problema das dores com o estilo de vida e também ajudando a reverter esses quadros, ajudando a reverter essas tendências, principalmente dos efeitos negativos que vêm associados às dores.

Hoje eu quero citar para vocês um estudo muito interessante. Ele é um estudo clássico dos anos 90 que foi muito específico e minucioso a respeito da estrutura dos discos intervertebrais. Essa estrutura é resistente e é composta por camadas finas quase membranosas concêntricas que conferem resistência. Temos também um núcleo pulposo com conteúdo de proteoglicanos e estruturas meio gelatinosas que são afetadas pelas pressões. A medida em que nos movimentamos, movimentamos o núcleo, o que faz o movimento interno no disco, até romper essas membranas finas.

O estudo em questão usou 87 discos para comparar e fazer a comparação entre a resistência de duas áreas desse disco. A medida que foram exercendo pressão, eles verificaram o que acontecia ali com as estruturas antes e depois para verificar a resistência do disco. Eles descobriram que a região posterior do disco (próxima à coluna) é a área mais propensa a ter rupturas. Essa informação é importante porque ajuda a conscientizar que uma curvatura mais organizada na coluna ajuda a equilibrar as pressões internas no núcleo do disco, reduzindo a pressão posterior nessa área.

Por isso, sentar com a postura mais ereta pode liberar a pressão interna no disco, reduzindo a chance de lesões. Uma curvatura mais equilibrada ao longo do corpo também ajuda a distribuir melhor as pressões. Movimentar-se mais também ajuda a reduzir a pressão em uma área específica do disco, aumentando a flexibilidade e a saúde da coluna.

Lembre-se de cuidar da sua postura e manter um equilíbrio adequado ao longo de todo o seu corpo para reduzir a chance de lesões nos discos intervertebrais.

Espero que tenha gostado desse vídeo. Compartilhe com seus amigos e familiares e se inscreva no nosso canal para receber mais conteúdos como esse.

Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que responderemos nos próximos vídeos.

Fonte: Por que a lesão no disco é mais comum na lombar baixa? (L4- L5 e L5-S1) por Michelle Pontes