Pular para o conteúdo

Lentes Multifocais vs. Bifocais: Qual é a diferença?


Diferença entre lente bifocal e multifocal

Olá, tudo bem? Meu nome é Daniel, sou técnico em ótica responsável pelo site Óculos Web.com e hoje vamos falar sobre a diferença entre a lente bifocal e a lente multifocal.

A lente bifocal é uma continuidade e as pessoas não estão mais utilizando tanto, mas é importante falar sobre ela para que você entenda qual é a principal diferença e como funciona.

A lente bifocal tem dois tipos basicamente: a Defloc Top e a Otex. A Defloc Top é reta em cima e a outra é a meia-lua para baixo, ao contrário. A diferença entre elas é o cálculo do grau. Como o próprio nome diz, a lente bifocal possui dois focos: longe e perto.

Essa lente era muito utilizada há muitos anos atrás, mas hoje ainda existem pessoas que utilizam o bifocal e não se adaptam ao multifocal. Por isso, algumas óticas acabam vendendo novamente um par de lentes bifocais para que o cliente não tenha problema de adaptação.

No entanto, se o usuário olhar para a distância intermediária, como por exemplo no painel do carro ou no computador, ele não terá uma visão nítida, pois em cima é para o infinito e para perto é uma distância de cerca de 40 centímetros.

Além disso, como a geometria do grau é diferente para longe e para perto, existe o chamado “salto de imagem”. Na hora em que o usuário do bifocal troca o olhar para longe e para perto, ele não consegue ter uma visão nítida.

Vamos falar agora sobre a lente multifocal, também chamada de lente progressiva. Ela foi desenvolvida com um desenho na lente que não tem essa divisão, ou seja, ela funciona como se fosse uma progressão.

Essa lente tem vários focos e, com isso, o usuário tem a visão de longe, a visão de perto e também a visão intermediária. Essa progressão acontece de forma gradativa, como se fosse um aumento de grau.

Por exemplo, se o cliente começa com 0,25 para longe e 1,25 para perto, ele vai aumentando gradativamente, como 0,50, 0,75, 1,00, 1,25, 1,50 e assim por diante. O benefício é que o cliente tem a visão tanto para longe quanto para perto, e também a visão intermediária.

Essa lente é ideal para pessoas que têm presbiopia ou vista cansada, que geralmente surge por volta dos 45 anos de idade. É importante que, no primeiro óculos, já se faça o multifocal para que o usuário se acostume mais facilmente.

Porém, é importante que o usuário tenha paciência pois é um óculos novo e uma lente nova que precisa de tempo para adaptação. Além disso, existem aberrações e defeitos na periferia da lente.

Para quem já está com a idade mais avançada e o grau mais alto, é mais difícil se acostumar com o multifocal. Por isso, é importante que se faça o uso dessa lente desde cedo para evitar problemas no futuro.

Qualquer dúvida, você pode entrar em contato conosco pela descrição deste vídeo. Lembre-se que na Óculos Web.com não estamos fazendo multifocal pela internet devido à necessidade de medidas que precisam ser feitas na ótica.

Grande abraço e até o próximo vídeo!

Fonte: Diferença entre a lente Multifocal e Bifocal | Oculosweb.com por Ótica Univisão