Pular para o conteúdo

Insulina: aplicação antes das refeições

Tá pegando agora que a gente tá respondendo algumas perguntas que vocês fazem pra gente no direct e a gente agora faz uma forma de gtv trazendo luz ao conhecimento da farmacologia de uma maneira extremamente aplicada.

Tão a pergunta que foi relação ao uso da insulina, a insulina regular. A colega perguntou se a insulina administrada antes da refeição, ela foi esquecido e agora foi remanejada para ser usada após a refeição, se o número das unidades deve ser o mesmo e se a resposta vai ser a mesmo. Então, lembre uma coisa, nós temos a insulina regular que tem uma liberação aí é um pouquinho mais lenta do que a lispro aspart, o seu efeito começa aparecer logo após os 30 minutos após a aplicação.

Tão problema de administrar insulina após a refeição é de que o paciente vai ser vulnerável a uma hiperglicemia pós-prandial pós-refeição. A glicemia vai aumentar muito e esse efeito da insulina pó e após então no finalzinho dessa onda e pedir sempre que eu tô paciente. Então, a eficiência do controle da insulina não vai ser bem estabelecido quando eu dou esse intervalo de liberação da insulina e a glicose já está em altos níveis. Então, de fato o nosso plano ouro é sempre promover formas de lembrança para que insulina seja aplicada antes mesmo da refeição. Caso o indivíduo tenha problemas em relação a esse rigor de ser usado bem antes das refeições, no caso aí meia hora antes da aplicação, convém conversar com seu médico e pensar em insulina de ação mais rápida, aquelas que já começa a ter o seu efeito em 15 dez minutos, que são as insulinas de ação ultra-rápida, como a lystro insulina aspartes. Então, é mais definir agora uma certa disciplina é lógico que um dia só isso não vai recorrer em riscos absolutos, claro que não. Mas o problema da hiperglicemia persistente pode inclusive ser acompanhado por e laboratoriais como hemoglobina glicada e sabia que ela não vai estar no alvo se esse paciente passa a ter essa rotina de administração de insulina e esquecidas após as refeições, né? O papel da insulina na verdade é ajudar na translocação do glut4 para membrana e essa translocação acontece ao longo de alguns minutos, não é transportador precisa chegar a membrana e aumenta portanto o influxo da glicose em dois tecidos, tecido adiposo e músculo. O restante dos tecidos não são não não há necessidade né da ação da insulina para que a glicose entra vou lembrar isso então indivíduos com hiperglicemia, a glicose começa a fazer festa em muitos tecidos inclusive os neuronais, ajudando nos fenômenos de neurotoxicidade justamente porque o excesso de glicose também favorece a formação de radicais livres proteínas ligadas e as consequências da hiperosmolaridade, ok então aqui uma revisão.

A insulina deve ser administrado a regular antes das refeições a fim de coincidir o seu pico plasmático com momento do pico da hiperglicemia pós-prandial. Beleza um grande abraço. Mande mais suas perguntas, coloque no direct e à medida que a gente vai recebendo a gente vai respondendo com o tempo. Beleza grande abraço.

Fonte
Respondendo Perguntas #002 – Insulina antes ou após do almoço? por Farmacologia na Prática