Pular para o conteúdo

Insuficiência Venosa Profunda: Sintomas, Causas e Tratamento das Varizes Profundas.


Olá, sou doutora Alexandra Matos, cirurgiã vascular do Instituto Amato, e hoje vou falar sobre a insuficiência venosa profunda.
Nós temos dois principais sistemas venosos nos membros inferiores: um sistema venoso superficial e um sistema venoso profundo. Quando estamos falando de varizes (veias tortuosas visíveis), elas são decorrentes de uma falha do sistema venoso superficial. Este sistema é responsável por 10% do retorno venoso no nosso corpo, enquanto o sistema venoso profundo, que está escondido dentro da perna e não é visível, é responsável por 90% do retorno venoso.
Tanto o sistema venoso superficial quanto o sistema venoso profundo possuem válvulas que direcionam o fluxo do sangue para cima. Quando há uma doença no sistema venoso superficial das varizes, elas podem ser retiradas e tratadas de forma mais simples, pois este sistema é responsável por apenas 10% do retorno venoso. Ao retirarmos as veias que estão direcionando o fluxo pelo lado errado, o sangue passa a ser levado pela corrente sanguínea do sistema venoso profundo, que tem capacidade natural de 90% do retorno venoso.
O problema ocorre quando há uma falha no sistema venoso profundo, onde as válvulas venosas não estão funcionando, e o fluxo do sangue não é direcionado de volta para o coração. Nesses casos, não podemos retirar as veias do sistema venoso profundo, pois elas são muito importantes e isso pode gerar restrições para os tratamentos oferecidos.
Portanto, o fortalecimento da bomba da panturrilha se torna muito importante, pois ela é a principal fonte do retorno venoso, contraindo e bombeando o sangue de volta para cima. O fortalecimento da musculatura da coxa, caminhadas, exercícios físicos e evitar o sedentarismo também são essenciais para melhorar o retorno venoso.
Caso haja sintomas como dor, cansaço ou peso nas pernas, podemos usar medicação para aliviar esses sintomas, além do uso da meia elástica, que é essencial no tratamento da insuficiência do sistema venoso profundo. Muitas vezes, há uma associação da doença superficial com a doença no sistema venoso profundo, e por isso, é preciso fazer um acompanhamento a longo prazo com observação por um cirurgião vascular.
Fonte: Insuficiência Venosa Profunda. Varizes profundas? por Amato – Instituto de Medicina Avançada