Pular para o conteúdo

Indicação de pomada para hemorroidas: quando devo prescrever aos pacientes?


Olá, tudo bem? Eu sou o Dr. Maurício Paiva, coloproctologista, e hoje eu vou contar para vocês quando eu indico pomadas para hemorroidas para os meus pacientes.
Para quem ainda não se inscreveu no canal, aproveita para se inscrever agora e ativar o sininho de notificação. Toda semana tem conteúdo novo sobre as principais doenças do intestino reto e ânus e também vídeos com dicas para você cuidar melhor da saúde do seu intestino.
Então vamos para o vídeo!
Muitas pessoas diante de um quadro de dor, inchaço, sangramento no ânus já correm na farmácia e pedem indicação de uma pomada para hemorroida. No entanto, em muitos casos, essas pomadas elas não vão ajudar em nada, a pessoa vai acabar jogando dinheiro fora e atrasando o diagnóstico correto.
As pomadas existem várias no mercado, como a Proctyl, Proctosan, para o que fiz H. Elas ajudam nos casos da doença I e A a aliviar e amenizar os sintomas. Não existe nenhuma pomada que vai curar ou regredir a doença hemorroidária.
Eu indico essas pomadas para os meus pacientes nos casos de hemorróidas de doença hemorroidária, principalmente nos casos de hemorróida interna grau 3 e grau 4, que são aquelas hemorroidas que já exteriorizam bastante para fora e já não reduzem espontaneamente. Ou seja, a pessoa já começa a ter que ajudar a empurrar para dentro. Então nesses casos, a pomada é utilizada ali no dia a dia para ajudar a reduzir essas hemorroidas. Pode ajudar a evitar sangramento, frequentes crises de inflamação até que a pessoa faça algum tratamento definitivo, sejam tratamento intervencionista não cirúrgico, como a ligadura elástica ou a própria cirurgia.
Então, nesse período até a realização do tratamento definitivo, uso uma dessas pomadas, principalmente no momento que a hemorróida exterioriza, ajuda bastante. Outra situação que essas pomadas também podem ajudar é na fissura anal aguda. A fissura anal nada mais é que um corte que acontece no final do canal do ânus, normalmente relacionada ao trauma local, principalmente das fezes ressecadas e nessa fase ainda aguda o tratamento da fissura é nada mais do que adequar a qualidade das fezes. Ou seja, melhorar o funcionamento intestinal através da maior ingestão de fibras e líquidos, corrigir a higienização para evitar o trauma com papel higiênico, fazer a higienização adequada utilizando água corrente e, se quiser, banho de assento com água morna. Essas pomadas podem ajudar a causar alívio local e também ajudar na cicatrização das fissuras agudas. Com esses passos, 90% das vezes conseguimos a cicatrização das fissuras abertas.
Para as outras situações que causam dor e inchaço no ânus, como a fissura anal crônica, a trombose hemorroidária externa e o abscesso perianal, normalmente essas pomadas não vão ter efeito e a pessoa vai gastar dinheiro à toa, comprando essas pomadas sem saber do que se trata realmente e acabar atrasando o diagnóstico e tratamento adequado. Então é muito importante, diante de um quadro de dor e inchaço no ânus, procurar avaliação de um coloproctologista para, através da consulta e exame físico, fazer o diagnóstico correto e orientar o tratamento adequado para evitar esses gastos desnecessários e evitar a perda de tempo.
É muito importante que o tratamento adequado seja feito para que você realmente consiga melhorar os seus sintomas. Se você gostou do vídeo, lembra de compartilhar com seus amigos e familiares e me conta aqui nos comentários se você já passou por alguma situação em que comprou uma pomada na farmácia por indicação do farmacêutico e não resolveu o seu problema. E se não se inscreveu no canal, aproveita para se inscrever agora! Toda semana tem conteúdo novo.
Fonte: Pomada para hemorroidas: quando indico para os meus pacientes? por Dr. Maurilio Paiva Proctologista