Pular para o conteúdo

Hipotireoidismo: Entenda os Sintomas e Tratamentos com Drauzio Varella

Hipotireoidismo e Câncer de Tireoide

Olá, amigos do YouTube.

Hoje eu vou responder uma pergunta que nos foi encaminhada por duas moças: a Dehbora e a Letícia. Elas querem saber sobre o hipotireoidismo.

A tireoide é essa glândula que fica aqui, fica entre o pomo de adão e este manúbrio do esterno, que é essa parte mais alta do esterno – ela fica bem no meio – tem a forma de um escudo, a tireoide. E ela coordena um grande número de funções. Essas funções são inúmeras no organismo inteiro.

Agora, a tireoide para funcionar tem que receber um estímulo que vem da hipófise, então a hipófise manda um sinal para que a tireoide funcione. Esse sinal é um hormônio chamado TSH. Então ela produz uma certa quantidade de TSH para a tireoide funcionar normalmente.

Se acontece algum problema, alguma dificuldade da tireoide por alguma reação imunológica, por algum processo que a tireoide passe a funcionar mais devagar, o que a hipófise faz? Como ela percebe que está funcionando mal, ela produz mais desse hormônio TSH. Esse TSH é dosável no sangue periférico. Então vai lá, pega o sangue, manda, e vem o TSH.

Quando o TSH vem alto é porque a hipófise está insistindo para tireoide funcionar melhor. Então isso é o que a gente classifica como hipotireoidismo: é o mau funcionamento da tireoide.

O que isso provoca? Depende do grau. Você tem uma faixa de hipotireoidismo em que o TSH está elevado, mas não muito, em que o quadro é assintomático, a pessoa não percebe que isso está acontecendo, não sente nada.

O problema é quando o TSH começa a aumentar muito, mostrando que a deficiência de produção dos hormônios tireoidianos é uma deficiência importante. E nessas horas, quais são os sintomas? As pessoas costumam se queixar de:

  • cansaço;
  • inchaço, retém líquido com mais facilidade;
  • alterações do hábito intestinal;
  • sonolência durante o dia;
  • fala em rotação mais lenta, a voz fica empastada, parece que ela bebeu muito.

Esses quadros são quadros que têm que ser tratados obrigatoriamente. E como é que os médicos fazem? Eles dosam o TSH, verificam que ele está muito alto, e aí eles dão um hormônio tireoidiano para tomar pela boca.

Aí a pessoa toda a manhã, em jejum, toma aquele comprimidinho, e aí tem que dosar, o médico tem que tatear, ver qual é a dose ideal para aquele caso, e os sintomas ficam controlados. Algumas das pessoas terão que tomar hormônio tireoidiano pela vida inteira, o que não causa problema nenhum, porque ele é um hormônio idêntico àquele que a tireoide deveria produzir e não está produzindo.

Muito obrigado.

Nos últimos anos, houve um aumento muito grande do número de casos de câncer de tireoide. Pra vocês terem uma ideia, em 2011 o número de casos de câncer de tireoide eram 15 vezes maiores do que em 1993. E o número de tumores surpreendidos numa fase muito inicial, menores do que 1cm, era quatro vezes maior do que naquela época.

Fonte
Hipotireoidismo | Drauzio Comenta #23 por Drauzio Varella