Pular para o conteúdo

Hiperêmese gravídica: causas e tratamentos para vômitos constantes durante a gestação


Bom em excesso pode sim ser ruim, e a êmese gravídica é uma condição que pode acontecer durante a gravidez. Mas o que será que é isso? Tem tratamento? Tem complicação? Faz mal para o bebê? Vou te falar tudo sobre essa condição.
Olá, eu sou a Mônica e hoje eu quero falar com você sobre a êmese gravídica. Nem todas as gestantes que estão passando mal com náuseas estão com êmese gravídica. Cerca de 5% das mulheres apresentam alguns quadros de enjoo e até de vômitos, principalmente no primeiro trimestre de gravidez, mas é uma fase transitória e logo tudo volta ao normal. Porém, 1,5% das gestantes apresentam um quadro muito agravado, inclusive podendo durar toda a gestação, e esses casos mais graves podem sim ser considerados êmese gravídica.
Lembrando que estou passando apenas informações para você, o diagnóstico é só o seu médico que vai poder passar. Não tente se autodiagnosticar apenas com as informações que eu vou te passar, porque isso vai muito além apenas do que a gente acredita. Isso é muito sério!
Começando pelo começo, a êmese gravídica significa exatamente vômito em excesso durante a gravidez. Quando a gestante está passando por isso, ela chega a perder de 5 a 10% do seu peso, chegando em alguns casos mais graves à desidratação, precisando inclusive de soro para poder tratar. É o caso da Condessa Kate Middleton lá de Londres, lembram? Na primeira gestação dela, que ela foi internada, foi aí que ela explicou que estava grávida e teve esse quadro.
E quem são as pessoas mais propensas a ter isso? Quando você tem êmese gravídica, você precisa de alguns tratamentos para que não se inviabilize, porque isso afeta inclusive a sua qualidade de vida. A partir de agora, vou falar êmese gravídica e vou falar HG, que é como também é conhecida.
Então, vamos aos principais sintomas da HG: primeiro, vômito em excesso, inclusive quando toma líquidos, você tem ainda episódios de vômito. Também são sintomas a ânsia de vomitar, atrapalhar o seu dia a dia por conta de fadiga por conta desse enjoo, você não consegue realizar coisas da sua rotina diária. Além disso, também é sintoma de êmese gravídica o vômito daquele líquido da bile, a boca seca, emagrecimento, a fadiga, confusão mental, e quando você toma alguns medicamentos para enjôo, somente prescritos pelo médico, e ainda assim eles não fazem efeito. Em muitos casos, as pessoas mesmo sem jogar fora esse medicamento continua com esse problema.
E se você suspeita que tem êmese gravídica, como saber? Não dá para saber se você vai ter ou não. A sua probabilidade de ter êmese gravídica durante a gravidez pode ser só no primeiro trimestre ou durante toda a gestação. Ela também tem alguns fatores históricos, então por exemplo, a sua mãe e sua irmã já tiveram, não há gravidez anterior, você já teve, tudo isso pode aumentar a probabilidade disso acontecer para você.
No entanto, é muito importante procurar o seu médico quanto antes se você desconfia que está com êmese gravídica. Quanto antes você tentar, melhor vai ser para sua qualidade de vida e também pode evitar problemas futuros. Uma gestação de risco também pode facilitar que tem algum problema, mas de forma geral, ela não faz mal, desde que você esteja fazendo o tratamento correto.
Para fazer o tratamento correto, é importante buscar a ajuda médica. Geralmente, não é por via oral e sim intravenoso, seja por pressão ou então até supositório. Alguns casos mais graves têm que ter internação. Na internação, vai tomar os medicamentos também na parte injetável e aproveita para reidratar. E lembre-se, falta de hidratação pode fazer muito mal até para o bebê.
Espero ter esclarecido as principais dúvidas sobre a êmese gravídica. E se você está passando por isso, saiba que não está sozinha. A maioria das mulheres não tem uma gravidez perfeita, com dores nas costas, insônia, enjoo, entre outros. Mas essa condição é transitória e vai passar!
Se você gostou deste vídeo, não esqueça de se inscrever no canal, curtir e compartilhar com seus amigos. Até a próxima!
Fonte: VOMITAR MUITO NA GRAVIDEZ PODE SER HIPERÊMESE GRAVÍDICA | Monica Romeiro por Almanaque dos Pais