Pular para o conteúdo

Herpes na gravidez: dicas para prevenir e tratar

O que é herpes

O herpes é uma condição muito comum e muitas pessoas têm geralmente aquele herpes labial, do canto da boca, que fica aparecendo ao longo da vida quando a imunidade cai. Pode acontecer também na região genital do pênis ou nos lábios da mulher. Quando isso acontece na gravidez, essa é uma situação especial que requer um tratamento específico que pode ser grave para a gestação. Vou explicar mais sobre isso nesse vídeo.

Características do vírus

É importante esclarecer que uma vez que a pessoa tenha o vírus, ele vai sempre ficar morando lá no organismo. Ele vai ficar encubado e mora nos nervos. É uma característica dos vírus da família Apps. E mesmo quando está inativo, alguns vírus continuam lá, e por isso que pode ficar sempre aparecendo ao longo da vida no mesmo lugar.

Herpes na gravidez

Como a gravidez é uma condição em que naturalmente a imunidade da mulher é menor, existe uma chance um pouco maior de voltar a aparecer as lesões de herpes. De modo geral, se você tem herpes e reaparece na gravidez, a primeira coisa que você deve fazer é falar com o seu médico que vai orientar quanto a isso.

Tratamento para herpes

Em linhas gerais, o que precisa ser feito é tratar. Quando é uma lesão pequena só labial, a gente pode talvez passar só aqueles cremes tradicionais já conhecidos como Aciclovir ou Penciclovir e aguardar a evolução. Agora, quando é na região genital, isso é potencialmente mais grave porque não pode beber que nós ter contato com o vírus herpes. Essa é inclusive uma das maiores contra-indicações absolutas por parto normal. Mulher que chega para parir em trabalho de parto tem lesões ativas de herpes, é obrigatório fazer a cesárea.

Herpes na gravidez

Como é que a gente deve lidar com herpes na gestação quando aparecem as lesões? É obrigatório o tratamento. A gente sabe que elas tendem a regredir espontaneamente, mas é necessário sim alguma medicação se é um quadro mais exuberante ou de ar oxigênio e tal. A gente deve usar as medicações por via oral, elas são seguras sim na gravidez.

Tratamento profilático

Uma questão importante aqui: se a mulher teve um histórico de herpes e a manifestação apresentou lesões durante a gravidez, principalmente lesões genitais, é necessário que ela faça um tratamento profilático no último mês. Ou seja, mesmo que ela não tenha mais nada, lá no começo ou meio da gestação, quando se aproxima do parto, geralmente com 36 ou 37 semanas, é necessário usar um medicamento desses antivirais, os mesmos usados para o tratamento, para evitar a recidiva, para minimizar a chance de ter algum vírus lativo, para que a mulher possa ter parto normal. Essa é uma das principais medidas que o seu médico vai te orientar no caso de ter apresentado alguma lesão de herpes durante a gestação.

Conclusão

Espero ter ajudado com essa informação. Se você ainda não conhece, esse é um dos maiores canais do YouTube com informações sobre saúde da mulher, especialmente sobre gestantes. Eu tenho vídeos que após que a maioria das suas dúvidas já estão lá respondidas em algum vídeo. Então, fique com vista nem para se inscrever no canal. Tamo rua agora aos 500 mil inscritos. Mandar também pra Olá amigas nos grupos de gestantes, compartilhar a boa informação com outras mulheres. Um abraço e até mais!

Fonte
Gravidez e herpes: o que fazer?! por Dr. Igor Padovesi