Pular para o conteúdo

Herpes: é seguro amamentar meu bebê se eu tiver a doença?


A Dra. Lu: Eu tenho herpes, posso amamentar meu bebê?
Essa é uma dúvida que eu recebi de uma seguidora. Vamos conversar um pouquinho sobre isso então.
Olá gente, tudo bem com vocês? Se você está chegando no canal pela primeira vez, seja muito bem-vindo! Eu sou a Dra. Luciana Herrero, médica pediatra, consultora internacional em aleitamento materno e mãe da Gabi e da Isa, que já são bem mocinhas. Aqui, eu sou só amiga no YouTube, toda terça e quinta, às 10 horas, tem vídeos inéditos feitos com muito amor e carinho para você.
E eu quero fazer dois convites: o primeiro, vem e se inscreva no canal, clique no sininho para você acompanhar a gente, e também se inscreva no Instagram @DoutoraLucianaHerrero. Agora, você já é de casa, já faz parte da minha família online. Um beijo!
Eu quero te fazer um pedido: genteee, curta, comente, compartilhe, interaja comigo nos vídeos. Quando você escreve, conversa comigo aqui no vídeo mesmo, que, infelizmente, eu não consigo ler todo. Eu respondo é super importante, você ajuda que esse vídeo e o meu canal como um todo seja reconhecido pelo YouTube. E essa é a senha, YouTube, falar online. Não é que essa Doutora Luciana tem alguma valia, não é que essa Doutora Luciana, o povo até que gosta dela. E aí ele pega os meus vídeos e leva e mostra gratuitamente não é para mais pessoas, e assim a gente ajuda mais famílias ao redor do mundo. Então eu preciso de vocês, eu preciso do seu apoio, do seu engajamento nos vídeos. Muita gratidão por isso, desde já.
Mas, vamos falar sobre herpes. Herpes é uma doença viral e ela pode aparecer em várias áreas do corpo. E eu tenho recebido várias perguntas, se perguntando se elas podem amamentar tendo ex. Algumas perguntas, algumas mamães perguntam, na melhor dizendo, ela tem herpes vaginal, que ela aparece lá nos grandes lábios, né? Na região íntima feminina. Outras têm herpes labial. Outras podem ter o aparecimento de herpes na mama. Qual delas impede a amamentação? O que vocês acham?
Pois é, se você respondeu que apenas a herpes que está na mama impede a amamentação, você acertou. Quando a mãe está com herpes na parte íntima, ou seja, mesmo labial, ela não impede a amamentação. A mulher que tem herpes ela pode amamentar, o que não pode é amamentar se estiver com lesão ativa na região do mamilo. Ou seja, vou traduzir. Se a mulher na parte do tórax ou na chapa está amamentando o bebê e teve lesões, vesículas, bolinhas ativas de herpes no mamilo no bico, aí não pode. Porque senão, o bebê vai abocanhar e ele vai ser contaminado pela herpes. E aí, tem risco gravíssimo, pode levar o bebê à morte. Porque a herpes do recém-nascido pode ser muito grave. Então, bebê não pode estar mamando em mamilos com vesículas de herpes. Está claro?
Agora, a mãe que tem herpes não aberta, ela não pode só beijar o bebê enquanto a herpes estiver ativa, porque não pode passar para o bebê, é óbvio. Mas, é preciso estar na região íntima dela. Não tem problema. É só fazer xixi, lavar bem as mãos. Está certo? Esclarecida a dúvida? Então, você pode ter herpes no seu corpo, desde que não esteja com herpes no mamilo, não impede a amamentação. Isso está nos dias no manual do Ministério da Saúde. Também nos guias internacionais da qual eu sempre consulto para gravar os vídeos para você. Não é a Dra. Luciana falando, tá bom? Eu sempre consulto os cursos e meus estudos para gravar para você.
Então, você pode, só não pode estar ativo no mamilo. E aí, a Maria do ciclo das artes. Eles são mais ou menos de 7 a 10 dias. As vesículas que estão ali no mamilo, elas secam, fazem casquinha, né? E depois, caem e curou, aí pode voltar a amamentar. E também é mãe que tem artes de uma mama só. Então, por exemplo, se uma mama está com herpes, e outra não, você pode dar a outra mama que está sem as vesículas, sem as bolinhas, não tem gente contaminada, o que não pode entrar em contato bolinha de herpes e pele de bebê ou boca de bebê. Não pode bolinha de herpes e boca de bebê. Isso não pode. Mas, se uma mama está limpa, não há problema de você oferecer a amamentação, dar o seio na mama que está sem a bolinha de herpes.
Sempre converse com o seu médico, vai conversar, porque eu aqui trago informações, eu trago o que diz o protocolo Internacional. O que diz o manual do Ministério, mas é muito importante que você tenha uma parceria também com o seu profissional de saúde, porque nada melhor que um acompanhamento presencial.
E existe medicamentos que você toma, comprimidos, que ajuda você a curar a herpes. Existe a comprimidos que você toma que fortalece o sistema imune e trata a herpes em você que não adianta só pensar no bebê. Eu quero cuidar de você, porque para um bebê fica feliz, você mamãe. Você pessoa que está amamentando, precisa ficar bem, também. A gente tem que cuidar da pessoa que está atrás do peito. Se cuide! Procure ajuda! Você merece!
Um beijo no seu coração, todo meu amor e carinho para você. E a gente se vê aqui no canal com mais vídeos e eu espero que você fica aqui comigo. Tá bom? Se inscreva e a gente se vê por aqui mais vezes!
Eu também quero apresentar meus três livros: Eu tenho o Diário de Bordo da Família Grávida, o Diário de Bordo do Parto e o Diário de Bordo do Bebê. E eu também tenho um canal e uma plataforma, cursos gravados, que é o www.bbmaisfeliz.com.br.
Beijocas, tchau, tchau!
Fonte: Tenho herpes, posso amamentar meu bebê? por Dra Luciana Herrero