Pular para o conteúdo

Guia completo sobre hipoglicemia: sintomas, causas e tratamento.


A Hipoglicemia: Açúcar Baixo no Sangue
Neste vídeo, vou falar sobre o que é, o que causa a hipoglicemia, quais os sintomas e como tratá-la. Tudo o que você precisa saber sobre essa condição será abordado aqui!
A definição de Hipoglicemia é quando o açúcar no sangue baixa de 70. Nesse caso, o corpo começa a apresentar sinais e sintomas decorrentes da baixa glicose, que é a nossa principal fonte de energia. Para tentar compensar isso, o corpo aumenta a secreção dos hormônios contra-reguladores, como o cortisol, adrenalina, glucagon e hormônio do crescimento.
Os sinais e sintomas incluem palpitações, sensação de coração muito acelerado, tremores, sudorese e suor frio, principalmente nas mãos e no peito, confusão mental, delírios, convulsão e coma.
Primeiramente, é importante destacar que a hipoglicemia nunca é normal. Se você tem polissemia ou conhece alguém que tenha, saiba que a causa tem que ser identificada e tratada da mesma forma, pois ela não é normal.
Eu separei algumas causas para comentar aqui, que são as mais frequentes que eu vejo na prática. Pacientes diabéticos em uso de medicações para baixar a glicose é uma causa frequente de polissemia, e tem correção para ser feita.
Pacientes em uso de insulina também podem ter excesso de insulina, seja diabético tipo 1 ou tipo 2, e muitas vezes não conseguem fazer esse controle de forma adequada, seja por causa da dose que está errada, ou alimentação desregrada.
A outra causa muito frequente é quando o paciente está em quase de se tornar diabético e achar, e tem a chamada e polissemia reativa, em que o corpo percebe isso e tenta compensar, aumentando muito os níveis de insulina, fazendo com que a glicose tenha uma reação e fique um pouco mais baixa que o normal, e o paciente pode ter esses sintomas.
A quarta causa é o paciente que tem um tumor produtor de insulina, o insulinoma. Ele tem uma região do corpo que se desenvolveu uma célula capaz de produzir insulina, e isso é definido como o insulinoma. Na maioria das vezes, o insulinoma se encontra no pâncreas. Porém, o médico deve fazer a investigação e a confirmação, identificando onde se encontra essa lesão.
Essas são as quatro principais causas, e existem muitas outras que você gostaria que eu abordasse especificamente sobre elas. Escreva nos comentários, que eu vou fazer um vídeo especifico sobre as causas de hipoglicemia.
E como tratar a hipoglicemia? Quando o paciente está tendo muita glicemia no momento, ele deve ingerir alimentos ou bebidas com muitos carboidratos de rápida absorção, como por exemplo, um suco de laranja, o que faz com que esses sintomas passem e o paciente tenha um tempo para o tratamento definitivo.
O médico especialista consegue identificar essa causa para fazer um estudo do paciente e, assim, tratar a causa base, aquilo que está gerando a hipoglicemia, e consegue evitar futuras crises de hipoglicemia com sintomas graves.
As consequências da hipoglicemia são as mais diversas, mas podemos dizer que, a curto prazo, ela é pior que a hiperglicemia, pois aumenta o risco do paciente ter um infarto, por exemplo, a descarga de adrenalina faz com que o coração tenha que bater mais rápido, fazendo um esforço muito grande para tentar compensar isso. Além disso, a hipoglicemia é muito perigosa, uma vez que pode evoluir com convulsão e coma, podendo até levar à morte.
Se você gostou desse vídeo e achou relevante para você, não esqueça de curtir o vídeo, que ajuda a espalhar para mais pessoas que podem estar precisando dessas informações.
Fonte: Hipoglicemia – Sintomas, o que é e o que fazer. por Dr. João Sório Endocrinologista