Pular para o conteúdo

Forxiga emagrece? Dr. Mateus explica

Tudo bem pessoal? Dr. Mateus.

Forxiga emagrece?

Para quem não sabe, Forxiga é o nome comercial da dapagliflozina. É um medicamento da família dos inibidores de SGLT-2, que são medicamentos que ajudam a controlar a glicemia de pacientes com diabetes, fazendo com que o paciente elimine açúcar na urina, tá?

Nos pacientes com diabetes que usam o Forxiga, a dapagliflozina, eles tendem a eliminar em média 70 g de glicose na urina por dia. Como cada grama de glicose tem quatro calorias, se a gente multiplicar 4 kcal x 70 g = 280 calorias a menos por dia.

Aí a gente já pensa: 280 calorias eliminadas na urina, isso aí pode gerar um déficit calórico e pode levar uma redução do peso, tá?

Então, em pacientes com diabetes, o Forxiga se associa com uma redução de peso sim, que fica em média em torno de 3 kg e costuma ser sustentada enquanto paciente usa, tá?

Por que o gravei esse vídeo? Algumas pessoas que não têm diabetes, sabendo que o remédio pode levar à perda de peso em pessoas com diabetes, pensam: “Eu vou usar também, né, vou eliminar meu açúcar na urina e vou baixar peso.” Tá?

Só que para que aconteça essa eliminação (significativa) de glicose, a glicemia no sangue ela precisa tá elevada. Por quê?

Como é que funciona esse SGLT-2 que a dapagliflozina inibe? Normalmente, o nosso rim filtra o açúcar (glicose). Então, o açúcar passa pelo rim e cai inteiro no filtrado glomerular. Os túbulos do rim, para evitarem que o açúcar seja perdido constantemente na urina, reabsorvem grande parte desse açúcar, tá?

O paciente que tem diabetes filtra muito açúcar na urina.

Então… com a inibição da SGLT-2, ele acaba perdendo proporcionalmente mais açúcar do que um paciente que não tem diabetes, que o nível de glicemia no filtrado é menor, tá?

Em pessoas que não têm diabetes, esse medicamento já foi… inclusive tem alguns estudos mostrando que ele pode proporcionar alguma redução de peso, mas essa redução de peso é pouco significativa comparada com outras opções de tratamento que a gente tem.

Então, a relação custo-benefício, risco-benefício, não é adequada.

Então, ele não se presta, o Forxiga, para tratamento de excesso de peso em pessoas que não têm diabetes, e mesmo em quem tem diabete, né, os principais objetivos do medicamento:
1- tratar a hiperglicemia;
2- proteger a função do rim;
3- proteger a função cardíaca, principalmente nos pacientes que têm insuficiência cardíaca.

Tá certo?

Para esse vídeo era isso, espero que tenham gostado da informação, que tenha sido útil. Quem gostou do vídeo pode curtir, compartilhar, se inscrever no canal, colocar seus comentários, me seguir nas redes sociais também.

Um abraço e até a próxima!

Fonte
Forxiga (dapagliflozina) emagrece? por Dr. Mateus – Endocrinologista