Pular para o conteúdo

Doutor Mateus explica por que o TSH às vezes não baixa em pacientes com hipertireoidismo

Olá!

tudo bem pessoal? Dr Mateus aqui!

porque em algum algumas vezes com alguns pacientes, mesmo fazendo tratamento de hipertireoidismo, o TSH não baixa? toda semana eu recebo o paciente assim no consultório: “doutor eu tô usando o tratamento com hormônio da tireoide, cada vez que eu vou consultar aumenta a minha dose e o TSH não quer baixar de jeito nenhum. o quê que pode acontecer?”

a principal causa disso aí tá pessoal é problemas de adesão a dose do hormônio da tireoide. a gente estima ela fazendo um cálculo por quilo de peso. Eu Já gravei um vídeo sobre isso. Se vocês quiser assistir vou deixar o Card Zinho aqui para quem quiser assistir.

O paciente então, a gente o médico endocrinologista, quando chegou paciente faz o cálculo da dose, multiplica 1.6 microgramas pelo quilo de peso e tem a dose Inicial. essa depois de seis semanas usando essa dose, a gente usa o TSH para ver se essa dose tá procurada, se precisa algum ajuste. se o TSH está alto pode ser necessário aumentar a dose. se o TSH ficar muito baixo pode ser necessário diminuí-la.

quando o paciente recebe uma prescrição e o TSH não cede ou continua subindo é a primeira coisa que a gente tem que desconfiar é de problema na adesão. que que isso quer dizer então? que eu o hormônio da tireoide o medicamento eu uso diário, paciente recebe a prescrição tem que tomar sempre todos os dias. às vezes por diversos motivos a pessoa acaba esquecendo, acordou tarde ou às vezes não lembrou, final de semana dormiu até um pouco um pouco mais tarde, um dia de trabalho acordou atrasado, deixou de tomar o remédio e esses esquecimentos às vezes um às vezes duas vezes até três vezes na semana eles acabam jogando a dose média semanal para baixo. imagina para agente facilitar o cálculo que a dose seja de 700 por semana. um paciente que esqueceu uma vez na semana ele não tomou 700, você não tomou 600, eu passei esqueceu duas vezes ele tomou 500. quando a gente divide o pelo pela quantidade de dias a gente vê que aquela dose que ele acabou usando na semana ainda não foi de 700, né? foi 90 80 e isso acaba ficando Impacto no tratamento.

o outro problema é na forma de tomar o remédio da tireoide. ele precisa da acidez estomacal para que abra sua versão. acontece de forma a pessoa sente que tomou o remédio e não esperou aquela meia hora. já tomou café preto, já comeu, consumiu algum alimento ou às vezes consumiu o remédio da tireoide com outro comprimido junto e isso pode prejudicar a absorção dele, logo a dose né? as vezes acaba não funcionando tá?

quando não são esses problemas de adesão a gente tem alguns algumas outras coisas que a gente precisa observar. alguns pacientes podem ter problema de absorção. então pode ter uma gastrite atrófica, pode ter em algum problema que dificulta a absorção no intestino, pode ter alguma coisa induzindo a metabolização dele, então alguns remédios para dizer o que sente que usa um anticonvulsivante pode fazer com que a metabolização do remédio fica acelerada e acaba precisando das maiores doses. e tem e tem alguns casos em que o paciente tem uma excreção maior do remédio também, por exemplo, paciente que tem uma doença chamada síndrome nefrótica em que se perde proteína na urina e acaba perdendo literalmente o hormônio da tireoide nesses casos. eles são exceções, a maioria das vezes são problemas de adesão que a gente conversando com o paciente e o paciente seguindo algumas dicas acaba melhorando.

Qual são as principais dicas que eu costumo dar para os pacientes? primeiro é deixar o remédio, um copo d’água, uma garrafinha d’água na cabeceira da cama. acordou de manhã a primeira coisa que vai fazer antes de escovar os dentes, tomar o remédio e assim tu acaba criando o hábito né? momento que acordar já tomou remédio não vai ter problema de esquecimento. a segunda dica para com quem tem problema de esquecer é ter um aplicativo no celular, até uma agendinha de todos os dias, no momento que tomar anotar. porque no momento que esqueceu né? vai olhar na agenda ó não anotei e esqueci de tomar nesses dias. no momento que lembrar toma mesmo que seja fora do horário tá? aí no outro dia cuida para isso aí não acontecer de novo. e a terceira dica muito boa que eu costumo dar é no momento abri a caixinha do remédio faz que nem a gente faço quando eu compro botijão de gás. anota o dia que abriu. a maioria das apresentações têm entre 28 e 30 comprimidos e se no final desse período de quatro semanas ou 30 dias o sobrar comprimidos, o número de comprimidos que sobrou é o número de dias que o paciente esqueceu. aí sabe que quando chegar no médico pode ser que o TSH esteja alto né? e a culpa aí não vai ser do Hipotireoidismo ou do remédio não tá funcionando, mas sim do problema da Adesão.

Tá certo pessoal para esse vídeo é isso. espero que tenham gostado. quem gostou pode curtir, pode compartilhar, pode comentar embaixo. tá um abraço e até a próxima. tchau!

Fonte
Por que o TSH não está baixando com o tratamento? por Dr. Mateus – Endocrinologista