Pular para o conteúdo

Fístula Anal: O que é e Tratamentos Disponíveis

Olá, eu sou a Dra. Milena Liorci, coloproctologista, e vou explicar de forma simples o que é fístula perianal, também conhecida como fístula anal.

Imagine uma estrada muito bem construída e ao lado dessa estrada você tem uma montanha onde apareceu ali um túnel mal construído, difícil de passar. Esse túnel sai da sua estrada principal e entra por baixo da montanha, saindo mais ou menos na mesma altura da sua estrada principal. Essa analogia serve para explicar a fístula. Sua estrada principal seria o seu intestino e a fístula é como um túnel que sai da sua estrada, passa por dentro e sai na região perianal.

Essa fístula ocorre após um processo inflamatório agudo, como a criação de um abcesso na região perianal. O tratamento mais comum é cirúrgico. Existem diversas técnicas cirúrgicas, algumas delas são:

  • Fechamento do orifício interno: é simplesmente interromper o túnel, fechando a porta de entrada para que nada entre mais neste túnel.
  • Fistulotomia: abrir completamente o túnel. Com isso, ele cicatriza de dentro para fora e acabaria ficando fechado.
  • Ligação do trajeto da fístula (LIFT): simplesmente interromper o trajeto do túnel. A partir do momento de passar alguma coisa ali, não tem para onde ir. Assim, fecha-se o trajeto.
  • Implodir: passar um material em que as paredes do túnel colam-se e isso causa o fechamento da fístula. Essa técnica é feita com o laser.

Estas são apenas algumas das técnicas existentes. É importante lembrar que a escolha da técnica adequada depende da situação clínica de cada paciente.

Para mais informações sobre fístula perianal, procure um especialista na área.

Fonte: Fístula Perianal (ou Fístula Anal) – Saiba oque é e quais são seus tratamentos por Dra Milena Liorci Coloproctologista em Portugal