Pular para o conteúdo

Fístula anal: causas, sintomas e tratamento detalhados

Olá, eu sou Gustavo Melo e estou de volta para falar sobre uma doença antiga que tem até um fundo histórico, acredita-se que ela tenha sido a responsável por iniciar a especialidade de proctologia. Hoje, vou falar sobre a fístula anal, uma condição muito comum que pode ser decorrente de um abscesso.

A causa mais incidente e prevalente da fístula anal é a obstrução das glândulas dentro do ânus, que podem causar pequenas infecções locais que se estendem até formar um abcesso ou criar um caminho dentro da pele, resultando em drenagem de pus em volta do ânus. Os principais sintomas incluem dor e drenagem, que pode ser uma pequena quantidade de secreção purulenta.

Além dessa causa mais comum, outras causas incluem o câncer de ânus e reto, doenças inflamatórias intestinais (como a doença de Crohn), trauma local e imunossupressão.

O diagnóstico da fístula anal é feito por um proctologista por meio de uma entrevista e exame físico, que pode detectar o orifício externo da fístula e o trajeto da mesma. Exames de imagem, como a ressonância magnética de pelve ou ultrassom, podem ser usados para complementar o diagnóstico.

O tratamento da fístula anal sempre é cirúrgico, com a fistulotomia sendo o procedimento mais realizado. Outras técnicas, como a fistulectomia e o uso de fios, também são opções de tratamento. É importante escolher a técnica apropriada para minimizar os riscos de incontinência anal.

Se você apresenta sintomas de fístula anal, não hesite em procurar um especialista. Não é normal sentir dor ou drenagem ao redor do ânus. E não se esqueça de compartilhar este vídeo e artigo para ajudar outras pessoas que possam estar sofrendo com essa condição.

Fonte: FÍSTULA ANAL: Conheça em detalhes as causas, sintomas e tratamento para a fístula anal. por Dr. Gustavo Melo – Proctologista