Pular para o conteúdo

Exercícios para Incontinência Urinária: Dicas da Dra. Simone Stelter em Fisioterapia Pélvica


Olá de novo! Nós estamos aqui mais uma vez, e essa semana será um pouco diferente. Espero que vocês tenham feito os exercícios de casa da semana passada. Hoje, estamos aqui com a dra. Simone, especialista em fisioterapia pélvica, e com a dra. Alessandra, que será nossa modelo para os exercícios em casa para incontinência urinária. Isso é muito importante, então vamos lá!
A incontinência urinária é quando ocorre uma perda involuntária de urina. Pode ser em pequenas quantidades, em jatos ou em grande quantidade, sem qualquer controle da urina. É considerada incontinência urinária e precisa de tratamento assim como outras condições. Nosso assoalho pélvico é responsável pela continência urinária e enfraquece com o tempo. Por isso, é importante tratá-lo e fortalecê-lo, assim como fazemos com outros músculos do nosso corpo.
A primeira coisa importante para começar a fortalecer o assoalho pélvico é conhecê-lo. Muitas pessoas não sabem onde ele fica ou como funciona. Para fortalecer essa musculatura, deite em um lugar firme, coloque um colchonete ou edredom e tente contrair a musculatura específica da bexiga e uretra, responsável pela continência urinária. É importante contrair e relaxar essa musculatura, como se você estivesse segurando um xixi ou segurando um pum. Não use a musculatura da coxa, quadril ou abdômen para fazer o exercício, pois é uma musculatura específica e única do assoalho pélvico. É importante contrair, segurar e soltar.
Outro exercício importante é sentar-se inclinado para frente em uma cadeira. Isso ajuda a fortalecer o assoalho pélvico. Faça os mesmos exercícios de contrair, segurar e soltar. Depois, faça outro exercício, que é contrair e segurar por cinco segundos e depois relaxar por dez segundos. Repita esse exercício por dez vezes.
Finalmente, vamos para a postura em pé. Repita os mesmos exercícios de contrair, segurar e soltar em pé e faça o exercício de contrair e segurar por cinco segundos, seguido de um descanso de dez segundos. Repita esse exercício dez vezes.
É importante saber que a incontinência urinária não é normal em nenhuma faixa etária. Os exercícios devem ser feitos por jovens para prevenção e por adultos e idosos para fortalecer a musculatura do assoalho pélvico. Caso apresente algum sintoma, procure um especialista em fisioterapia pélvica, ginecologista ou urologista.
Fonte: Fisioterapia Pelvica, dicas de exercícios para incontinencia urinária, com Dra. Simone Stelter por Marinês Toigo Gottlieb