Pular para o conteúdo

Excesso hormonal causado pelo uso do anticoncepcional – Outubro Rosa #2

Outubro Rosa: Saúde Hormonal Feminina – Excesso de Hormônios

Olá pessoal, tudo bom? Meu nome é Juliana Gabriel e eu sou médico endocrinologista. Esse é o segundo vídeo dessa série de eventos em especial sobre o Outubro Rosa, sobre a saúde hormonal feminina. No meio da semana passada, a gente falou um pouquinho sobre a fisiologia hormonal normal, ou seja, quais são os hormônios naturais do corpo, como eles agem e como acontece o ciclo menstrual, ciclo hormonal feminina. Nesse vídeo, eu vou falar um pouquinho sobre o que acontece quando a gente tem excesso de hormônios no organismo. Esse excesso pode vir de duas maneiras: endógeno ou exógeno.

Excesso Hormonal Endógeno

Um excesso que vem de dentro do corpo significa que é produzido pelos hormônios produzidos pelo próprio corpo e de uma forma desregrada, excessiva. Esse excesso é chamado de endógeno. Normalmente, a mulher quando ela apresenta estrogênio e progesterona em excesso, ela pode apresentar alguns sintomas. Um exemplo clássico desses sintomas de excesso de estrogênio, por exemplo, é o sangramento. No caso da menopausa, é muito mais raro de acontecer, mas a mulher pode voltar a menstruar mesmo depois de ter parado. Em uma forma geral, a gente orienta que toda mulher que esteja apresentando os sintomas de excesso de estrogênios ou que está fazendo o uso de estrogênio através da pílula, ela vai procurar o seu ginecologista para pesquisar causas mais graves, como por exemplo, os tumores.

A progesterona é um pouco mais rara e ela vai ter efeito semelhante ao do estrogênio, podendo ser acompanhada de outros efeitos também, como alterações de pressão e afins.

Excesso Hormonal Exógeno

O excesso de hormônio que vem de fora é o chamado exógeno. Um exemplo é o uso da pílula anticoncepcional. Quando a gente toma um comprimido que contém hormônios, o nosso corpo entende que esse hormônio já está sendo produzido por que você está chamando ele de fora e aí ele acaba bloqueando o funcionamento dos ovários. Para que a pílula anticoncepcional consiga ter esse efeito de bloquear o funcionamento dos ovários, a pílula contém uma quantidade de hormônio maior do que aquela que o corpo está produzindo.

Toda a pílula anticoncepcional acaba sendo um excesso hormonal e ela tem que ser um excesso melhor porque senão ela não vai ter o efeito do anticoncepcional. Por um lado, isso é bom porque dá à mulher uma grande liberdade no sentido de escolher quando ela vai ter filhos e quando a menstruação vai acontecer. Porém, a gente começa a ter os problemas do excesso hormonal a longo prazo. Além disso, o excesso hormonal exógeno pode piorar a acne, reter líquidos, aumentar a pressão arterial, além de trazer outras reações negativas.

Conclusão

Portanto, a pílula anticoncepcional não é isenta de riscos, ela tem sim um benefício, mas já têm-se discutido muito bem se esse benefício compensa o risco. Escolher métodos contraceptivos pode ser melhor para a sua saúde.

Perguntas dos Leitores

Pergunta 1: Como melhorar os sintomas da queda hormonal na TPM?

Resposta: Existem alguns alimentos na natureza que têm um efeito semelhante ao estrogênio, como a soja, a amora e outras frutas vermelhas. Algumas mulheres podem melhorar o sintoma do excesso hormonal comendo esses alimentos.

Pergunta 2: Como tratar da acne hormonal quando a pílula anticoncepcional piora a enxaqueca?

Resposta: Se a pílula anticoncepcional piora a enxaqueca, vale a pena tentar outros métodos contraceptivos. A acne é multifatorial, então é importante procurar um dermatologista para tratar o problema e também olhar para a alimentação.

Espero que tenham gostado desse vídeo e não se esqueçam de deixar suas perguntas nos comentários.

Fonte: ANTICONCEPCIONAL E EXCESSO HORMONAL – ESPECIAL OUTUBRO ROSA #2 por Endocrinologia Para Todos | Tribu