Pular para o conteúdo

Exames de avaliação para incontinência urinária feminina

Quais são os exames que podem auxiliar urologistas na identificação de causas de incontinência urinária em mulheres?

Olá, meu nome é Lucas Felipe Gomes e sou médico urologista na cidade de Concórdia, em Santa Catarina. Neste vídeo, vou falar sobre alguns exames que são utilizados na avaliação de pacientes com queixas de incontinência urinária.
Antes de continuar assistindo, não esqueça de se inscrever no meu canal do YouTube, Top Lojista, e ativar as notificações.
Primeiramente, é importante ressaltar que toda consulta deve começar com uma boa história clínica e exame físico minucioso. Essas duas ferramentas são fundamentais para avaliar pacientes com queixas de incontinência urinária.
Na história clínica, podemos verificar se o paciente tem histórico de partos muito trabalhosos, uso de fórceps ou se houve um parto difícil com lacerações nos órgãos vaginais. Também podemos observar se a paciente possui bexiga caída, atrofia vaginal ou colapso de outras estruturas que podem estar contribuindo para a incontinência urinária.
Um exame simples de urina é a primeira regra a ser solicitada, pois pode indicar algumas possíveis causas de perdas urinárias, como a infecção urinária, que pode ser uma das causas de incontinência urinária em alguns pacientes.
Outros testes que podemos realizar são:

  • Testes para mensurar a quantidade de urina que está sendo perdida;
  • Realização de um diário miccional, onde a paciente anota tudo o que ingeriu e a quantidade de urina eliminada;
  • Ultrassonografia dos rins e bexiga;
  • Cistoscopia, que é um exame no qual o médico introduz um aparelho pela uretra da paciente e avalia a presença de possíveis cálculos, massas ou tumores dentro da bexiga.

É importante que o médico se cerque desses exames para ter um diagnóstico completo, mas principalmente que se valha de um exame físico e de uma história clínica detalhada, pois muitas das situações são esclarecidas nesse momento.
Por exemplo, uma paciente havia sido submetida recentemente a uma cirurgia na qual retirou o útero e, após 23 dias da cirurgia, começou a apresentar perda urinária constante. Ao proceder o exame, observou-se que dentro da vagina nas paredes da vagina existia um ponto que ficava treinando urina constantemente. Após a realização de um exame que confirmou esse diagnóstico, a paciente foi submetida a uma cirurgia para corrigir a situação e não apresentou mais perda urinária.
Muitas vezes, só com a história clínica e o exame físico, podemos identificar corretamente a causa da incontinência urinária da maioria das pacientes.
Espero ter ajudado. Se tiverem dúvidas, críticas, sugestões, deixem nos comentários abaixo. Não se esqueça de se inscrever, compartilhar e deixar seu like. Um forte abraço e até o próximo vídeo.
Fonte: Exames para avaliação de incontinência urinária em mulheres por Toque de Urologista