Pular para o conteúdo

Avaliação de disfunção erétil através de exames

Quais são os exames necessários para avaliar a disfunção erétil?

A avaliação da disfunção erétil (DE) é um processo relativamente simples que visa identificar os fatores de risco que podem estar relacionados ao problema. Através de exames específicos, é possível verificar as alterações que possam ser responsáveis pela disfunção erétil e, a partir daí, indicar o melhor tratamento para cada paciente.

Exame físico

O exame físico é a primeira etapa da avaliação e consiste na medição de certas medidas antropométricas que auxiliam a entender o que pode estar acontecendo com o paciente. As medidas incluem a pressão arterial, a altura, o peso e a circunferência abdominal.

Exames laboratoriais

Os exames laboratoriais são indispensáveis na avaliação da disfunção erétil. Eles visam identificar as possíveis alterações metabólicas e hormonais do paciente. Os exames laboratoriais de rotina incluem a dosagem de açúcar, colesterol, triglicerídeos, hemoglobina glicada, testosterona total e gonadotrofinas.

Ultrasom peniano

O ultrassom peniano pode ser solicitado em casos específicos para avaliar a circulação sanguínea na região peniana.

Outros exames

Outros exames, como a dosagem de vitaminas e a avaliação de hormônios específicos, podem ser solicitados se houver suspeita de alguma alteração metabólica importante que possa ser a responsável pela disfunção erétil.

Em resumo, a avaliação inicial da disfunção erétil é simples e todos os homens que apresentarem esse problema devem realizar os exames indicados. Com a identificação dos fatores de risco e a correção das alterações encontradas, é possível melhorar a qualidade de vida e a saúde sexual do paciente.

Se você quer saber mais sobre disfunção erétil, problemas de ejaculação precoce ou testosterona, acesse a Escola da Sexualidade Masculina.

Fonte: Exames para avaliar seu problema de DISFUNÇÃO ERÉTIL por Toque de Urologista