Pular para o conteúdo

Evitando danos aos olhos: aprenda a evitar um erro comum.

O que planta é essa?

Daniel Responde, eu tô aqui no Jardim Botânico de Brasília e outro no orquidário do Jardim Botânico – lugar maravilhoso! E você tá com calor? No Jardim Botânico tem freschi gostoso, bom pra caramba de ficar! E eu encontrei duas plantas medicinais que eu quero mostrar para vocês porque com certeza você se não conhece, deveria conhecer. O grande problema é que as pessoas confundem as duas plantas, então eu vou mostrar pra vocês a diferença entre a erva de santa luzia e a água de santa luzia.

Sim, nós temos duas espécies de plantas no Brasil que são comumente chamada de água de Santa Luzia. Nós temos a Euphorbia ita que é homofobia, nasce em ambiente terrestre e nós temos a Pistia stratiotes, que é a água em ambiente aquático. Então achei as duas aqui no Parque Nacional, no Jardim Botânico de Brasília e eu quero mostrar pra vocês a diferença entre elas. Chega mais perto, Paulo!

Erva de Santa Luzia

Essa aqui é a terra de santa luzia, que é o nome científico dela é Euphorbia ita. Ela tem esses cachos florais aqui ó, verde com manchas avermelhadas. Ela tem essas folhas que só tem muitas vezes têm manchas avermelhadas na folha. Tudo isso é normal nela e ela cresce pelo chão se arrastando. Quando você colhe ela, olha aqui ó, ela libera um látex. Tem que tomar cuidado com esse látex cruel, ele pode ser irritante para a pele, para os olhos, para a mucosa. Pois a gente sempre usa essa planta numa preparação de medicamentos, seja uma tintura, seja um chá, seja alguma coisa nesse sentido, porque você vai neutralizar o efeito desse látex que pode ser irritante. Tá aí, a gente usava a fantasia pra muitas coisas em vídeo de Santa Luzia no canal. Se assistir lá e ver que maravilha que essa planta na sua vida.

Mas muitas pessoas me mandam a imagem da Pistia stratiotes e falam assim: “Mas essa aqui não é a erva de Santa Luzia?”

As plantas podem ter diferentes em lugares diferentes do mundo, do Brasil e do acesso à planta que você conhece pelo nome, não é a mesma planta que eu conheço por esse nome. Então, para tirar dúvida, essa aqui é a erva Santa Luzia que nasce nas calçadas, nos terrenos, nos jardins e essa aqui dentro d’água, mostra que Paula? É essa aqui é a Pistia stratiotes, também nada de alface d’água. Mas em muitos lugares, como ela é utilizada para tratar os olhos, ela também é chamada de erva de Santa Luzia. É um tipo de água pec, nasce em muitos lugares, muitos rios, lagos. Ela nasce espontaneamente e é muito utilizada, como aqui, para ornamentar pequenos lagos artificiais, aquários e fontes, e tudo mais. Ela é utilizada para ornamentar, é uma planta de ambiente aquático e se a gente olhar aqui embaixo da neve, as raízes aquáticas dela. É uma planta completamente diferente dessa outra erva de Santa Luzia, que também é utilizada para lavar os olhos, no caso de conjuntivite. Como as duas têm uso popular igual, as duas recebem o nome de erva de Santa Luzia, que para os católicos é a santa protetora dos olhos.

Mas duas plantas diferentes com funções diferentes, com nomes científicos diferentes, espécies diferentes. Mas com o mesmo nome popular. Curioso, não é? Isso acontece com muitas plantas medicinais, plantas com o mesmo nome popular, mas são plantas diferentes ou função diferente.

Então, procure cada vez mais informação sobre as plantas medicinais. Tente entender, se aprofundar no seu estudo, para poder fazer sempre o uso correto, seguro e eficiente das plantas medicinais. Continue acompanhando o canal Doutor da Própria Saúde!

Palavras-chave: Santa Luzia, plantas medicinais, Pistia stratiotes, Euphorbia ita, erva de santa luzia, água de Santa Luzia, diferença entre plantas.

Fonte: SALVE SEUS OLHOS! Esse erro você não comete NUNCA MAIS! por Autor da Própria Saúde

Marcações: