Pular para o conteúdo

Boldo: para que serve e quais são seus benefícios?


Olá! Tudo bem com você? Meu nome é e eu sou pesquisador e estudioso desses assuntos de saúde e alimentação. No vídeo de hoje, você vai conhecer um pouco sobre o boldo.
Mas antes, já deixa seu like e deixe seus comentários ativos, ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos todas as terças e quintas, e inscreva-se no canal e indique para um conhecido.
Também conhecido como boldo do Chile, é um arbusto originário dos Andes, cujas folhas são usadas pelos nativos andinos. É valorizado em todo o mundo por seus efeitos medicinais.
Seu nome científico pelos mouros é o boldo e é uma planta altamente valorizada por seus efeitos medicinais há mais de um século. Concentra a atenção de médicos e cientistas.
Entre as substâncias alcalóides contidas no boldo, destaca-se a boldina, que estimula a produção de sucos gástricos e da bile. O boldo também demonstra propriedades sedativas com efeito no sistema nervoso e mostra-se efetivo no tratamento de reumatismo.
O fruto amarelo-esverdeado é muito suculento e de sabor agradável. Suas propriedades medicinais são: é colagogo (um estimulante apático do fígado e do intestino). Conhecido como um calmante nervoso e circulatório, seu efeito colerético pode duplicar o fluxo da bile. Por isso, é utilizado em distúrbios digestivos causados pelo mau funcionamento do fígado, indicado especialmente para casos de insuficiência hepática, dispepsia e espasmos gastrointestinais.
As suas partes utilizadas são as folhas, que contêm cerca de 20 alcalóides de iwaté da aporfina. O principal deles é a boldina, que representa aproximadamente 30% do total. O óleo essencial, por sua vez, apresenta propriedades anti-inflamatórias.
Como usar o boldo? Ele pode ser utilizado através da infusão, através de tinturas, de pomada ou através de banho. Como infusão, é consumido quente após as refeições. Também é utilizado na forma de pomada e tintura. Ela pode ser ingerida em pequenas doses utilizando a meia colher daquelas pequenas, de três vezes a cinco vezes ao dia, para aliviar as dores.
Uma opção ao tomar banho de bouro, cuidado: é contra indicado para casos de obstrução das vias biliares e doenças hepáticas graves. É sempre indicado o acompanhamento médico e nunca é recomendado fazer a automedicação. Isso deve ser feito sempre com o acompanhamento médico. Não deve ser ingerido na gravidez, na amamentação, nem por crianças menores de seis anos e doses elevadas podem causar vômitos. Ou seja, não consuma chá de boldo em doses excessivas para você não ter problemas adicionais.
E você, o que achou desse breve resumo do boldo? Deixe a sua resposta aqui nos comentários, dê um like e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos todas as terças e quintas-feiras, e inscreva-se no canal.
Fonte: Para que serve o Boldo? por Saúde e Alimentação