Pular para o conteúdo

Práticas de fisioterapia para recuperação de fraturas de rádio distal e punho


Olá pessoal,
Vou passar algumas recomendações para aqueles que estão com dificuldades em encontrar um profissional de reabilitação durante esse período. É importante ser tratado diretamente por um profissional, mas caso esteja com dificuldades, aqui vão alguns princípios da reabilitação da fisioterapia e da terapia manual.
Após imobilização ou cirurgia e tratamento conservador ou cirúrgico, desejamos que o punho e os dedos retornem aos movimentos da melhor forma possível. Assim que o médico liberar, deve-se começar os exercícios.
Os principais movimentos são:
1. Prono-supinação, que é o movimento de rotação. Para ganhar esse movimento, é necessário fazer bastante exercício. Uma dica é segurar uma caneta ou algo semelhante e forçar com a outra mão para ganhar o movimento.
2. Flexo-extensão, que é o movimento de frente do punho. Para fazer esse exercício, pode-se pegar a mão boa e puxar tanto para baixo quanto para cima.
3. Desvio ulnar e radial, que são outros movimentos importantes. Pegue a mão boa e alongue-a. Uma referência importante é observar a mão em toda a amplitude de movimento que se consegue fazer com ela e buscar o mesmo com a mão machucada.
Em relação aos dedos, é importante encostá-los completamente e fechar a mão completamente com promoção de imagem, não só se em uma.
Esses são exercícios que podem ser feitos em casa. É importante lembrar de fazê-los todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, porque um dia sem fazer dificulta cada vez mais lá na frente, podendo ser inclusive mais doloroso.
Fonte: Exercícios pós fratura Rádio Distal e Punho (“Fisioterapia”) por Ortopedia Dr Tomás Barros