Pular para o conteúdo

Dores e inchaços após Chikungunya: o que é comum e como aliviar

A importância da saúde após a chicungunha

Hoje vamos falar sobre as sequelas que a chicungunha pode trazer, como dores e inflamações nas articulações. Convidamos a reumatologista Joelma Norões para falar sobre esse assunto.

A chikungunya divide-se em fases, sendo a primeira mais aguda, com duração em torno de 15 dias, onde a pessoa tem febre, mal-estar, sensação de boca amarga, dificuldade para se alimentar e começam a surgir as sequelas. Alguns pacientes resolvem em torno de 15 dias, mas a maioria prolonga um pouco mais. Surge então a poliartrite, que é a inflamação articular muito característica, em mãos, pés, joelhos e ombros. Geralmente, as pessoas têm dificuldade para movimentar os braços e a coluna cervical também é afetada. Quase 100% das pessoas acometidas pela chicungunya apresentam um quadro articular, uns resolvem mais rapidamente do que outros que podem ficar mais crônicos, mas é quase 100% dos casos.

O tratamento durante a infecção é na fase aguda, antitérmicos, analgésicos e medicamentos para náuseas, quando necessário. Na fase da artrite, é importante se fazer o tratamento de forma semelhante aos que são feitos para artrite crônica, como artrite reumatoide. O tratamento deve ser feito tratando essa característica de artrite que a doença causa. Geralmente, com medicamentos à base de corticoides e imunossupressores. Por isso, muitas pessoas têm que procurar o reumatologista após a doença. O quadro articular é muito prolongado, e o manejo de artrite crônica, geralmente, é preciso com o acompanhamento do reumatologista, pois cada caso é um caso.

A dengue também pode causar inflamações nas articulações, mas a característica de serem particular é bem característica da chikungunya. A dengue se manifesta mais febrilmente, com dor no corpo e cefaleia. O quadro hemorrágico é muito temível e pode haver plaquetopenia. Já a chikungunya é mais de poliartrite crônica.

A Unifisio é líder em atendimento domiciliar e trabalha com vários planos de saúde e plano particular. É importante cuidar da saúde após a chicungunha, principalmente com a ajuda de profissionais capacitados em home care como a Unifísio. Conheça de perto a excelência do home care da Unifisio, ligue para 8632226283 e 099 9265.145 ou acesse também o Instagram @clinicaunifisio.

Agradecemos a participação da reumatologista Joelma Norões e esperamos ter ajudado a esclarecer sobre as sequelas da chicungunya.

Fonte: Chikungunya: dores e inchaços são comuns após a doença por TVCidadeVerde