Pular para o conteúdo

Esquema da metodologia de produção de vacinas para estimular o sistema imunológico.


Oi pessoal, tudo bem?
Sou o Denis e estou aqui para discutir uma questão de biologia. Vamos analisar o esquema de uma metodologia utilizada na produção de vacinas contra a hepatite B.
Vejam que no vírus da hepatite B existe o DNA que contém um gene que codifica uma determinada proteína, a proteína HB. Para produzir a vacina, utilizamos uma bactéria contendo um plasmídeo circular extracromossômico, o qual é cortado para criar um local onde esse gene HB será inserido. Chamamos esse local de sítio de iniciação.
Em seguida, acontece a combinação entre o gene HB e o plasmídeo bacteriano, formando um plasmídeo recombinante. Esse plasmídeo é inserido no interior de uma levedura que tem um vetor de expressão. Isso significa que o material genético será expresso, ou seja, a informação contida no gene em forma de DNA sofrerá um processo de transcrição, produzindo um RNA. Posteriormente acontece a tradução, onde as informações contidas no RNA são traduzidas em uma sequência de aminoácidos de uma determinada proteína, que no caso é a proteína HB.
Após a produção da proteína, acontece a purificação e extração da proteína HB para ser utilizada na vacina. Assim, a vacina contém apenas a proteína HB, que é reconhecida pelas células de defesa do organismo como um antígeno, ou seja, um invasor estranho.
Dessa forma, a resposta imune será induzida pela proteína HB e não pelo vírus inteiro, uma vez que utilizamos apenas a proteína e não o ácido nucleico do plasmídeo ou do vírus.
Com base nisso, podemos concluir que a letra correta é a C.
Espero ter ajudado e aguardo vocês na próxima! Tchau, tchau!
Fonte: ANALISE O ESQUEMA DE UMA METODOLOGIA UTILIZADA NA PRODUÇÃO DE VACINAS CONTRA (…) | SISTEMA IMUNE por Explicaê